A Abreu Advogados ultrapassou pela primeira vez o marco dos 50 milhões de euros, faturando 51,2 milhões de euros em 2024.
“O resultado consolidado segue a trajetória ascendente dos últimos anos, devido à firme aposta na atração de talentos, ao desenvolvimento de áreas de prática essenciais para o crescimento do negócio e ao compromisso com a excelência para responder aos desafios apresentados pelos clientes”, explica Inês Sequeira Mendes, managing partner da Abreu Advogados em comunicado enviado à nossa redação.
Segundo a responsável, o resultado “reflete o investimento em inovação, tecnologia e melhoria dos processos, assim como na aposta na internacionalização”. Além disso, acrescenta Inês Sequeira Mendes, “evidencia o sucesso da visão orientada para a sustentabilidade como um pilar essencial para um crescimento responsável e de longo prazo. A Abreu Advogados pretende continuar a crescer e posicionar-se como uma das melhores sociedades de advogados portuguesas”.
Nos últimos cinco anos, a Abreu Advogados registou um crescimento de 53%, com a internacionalização a ser uma aposta ganha. O mercado internacional representa 45% da faturação global. Espanha, Estados Unidos e Reino Unido, além da rede internacional da Abreu nos mercados lusófonos, nomeadamente em Angola, Moçambique e Timor-Leste são os mercados em destaque.
O comunicado da sociedade assinala igualmente um crescimento da captação e retenção de talento para uma equipa de 371 colaboradores, entre eles 237 advogados e 46 sócios.
“O crescimento da equipa Abreu tem sido uma das prioridades da Sociedade em áreas centrais para o desenvolvimento do negócio”, adianta. No documento explica-se que as mudanças geopolíticas e um novo paradigma europeu, justificam o reforço da área de Concorrência, Regulação e União Europeia com a contratação de uma nova Co-coordenadora: Maria João Melícias, na foto.
“A entrada da Maria João assegura que estamos cada vez mais capacitados para ajudar as empresas face aos desafios de Concorrência, regulação da União Europeia e de comércio internacional”, afirma Inês Sequeira Mendes.
Maria João Melícias traz à Abreu mais de duas décadas de experiência diversificada na sua área de prática, tanto no setor público como no privado, enquanto antiga administradora executiva da Autoridade da Concorrência, referendária do Tribunal de Justiça da União Europeia e advogada ao longo de mais de uma década.
A sociedade anuncia também a promoção a sócios de Ana Grosso Alves, de Contencioso & Arbitragem, Eduardo Peixoto Gomes, de Societário, Comercial e M&A, e João Bravo da Costa, da Angola Desk. Estas contratações e promoções – a par da entrada de Miguel Rodrigues Leal e Catarina Mascarenhas e da progressão de André Modesto Pinheiro, Isabel Pinheiro Torres, Guilherme Mata da Silva e Paulo Amaral Basílio para sócios contratados, anunciadas na semana passada – refletem a estratégia de crescimento e valorização da Abreu, assim como a aposta clara nas áreas de prática de Concorrência, Contencioso & Arbitragem, Societário, Comercial e M&A, Financeiro, Tecnologia e TMT e Público e Ambiente, adianta a Abreu.
O ano de 2024 fica marcado também pela aposta da Abreu no desenvolvimento e integração de ferramentas tecnológicas de última geração, nomeadamente com a aplicação da Inteligência Artificial. A firma salienta o facto de ter sido a primeira em Portugal a implementar, de forma transversal, a utilização da ferramenta de inteligência artificial Microsoft Copilota todos os seus colaboradores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com