A Abreu Advogados assessorou a empresa portuguesa Selenis, que comercializa soluções de poliéster, no estabelecimento de uma parceria estratégica com a sueca Syre, que faz reciclagem de têxteis em grande escala, para estabelecer uma fábrica de reciclagem têxtil de ciclo fechado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
A nova unidade fabril que resultará desta aliança “servirá de modelo para outras tecnologias e permitirá a produção de até 10 mil toneladas de poliéster circular por ano, com a primeira venda comercial prevista para o final de 2025”, de acordo com a equipa de advogados que tratou das questões legais do acordo.
Em causa está um grupo de trabalho liderado pelo sócio contratado Diogo Pessanha (na fotografia), das áreas de societário, comercial e M&A, e composto também pela associada sénior Benedita Pessanha, do departamento de imobiliário.
A parceria prevê a expansão das instalações da Selenis em Cedar Creek, na Carolina do Norte, enquanto a Syre construirá uma instalação contígua para um fluxo de produção contínuo, desde o pré-processamento de despolimerização até à produção de PET (politereftalato de etileno) reciclado.
“Esta parceria é uma declaração forte na condução da inovação em tecnologias avançadas de reciclagem que fornecem soluções de sustentabilidade do mundo real e, mais importante, com um impacto positivo na análise de ciclo de vida dos produtos finais. Estamos entusiasmados com esta colaboração com a Syre, que também nos permitirá investir ainda mais no mercado dos EUA com a expansão de ativos existentes e aproximar os benefícios das novas tecnologias dos nossos clientes”, afirmou o CEO da Selenis, Duarte Gil.
Fundada em 1959, na cidade de Portalegre, a Selenis faz parte do grupo português IMG e opera na indústria de polímeros. As fábricas localizam-se em Portugal, em Itália e nos Estados Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com