Os retalhistas e a pandemia económica

O retalho está num estado de agitação económica profunda. A pandemia continua a empurrar o comércio para uma situação de disrupção sem precedentes. Se em alguns setores e geografias se está a assistir a um boom no negócio, existem outros que apenas sobrevivem. À primeira vista a economia está caótica, num estado aleatório de desordem e irregularidade. Mas no caos, existem sempre oportunidades. Agora é a hora de pensar estrategicamente, de encontrar a ordem no caos e de tomar decisões.

Todos os retalhistas precisam de ter presença online… e alguns produtores também

Em resposta às dificuldades económicas, muitos retalhistas estão a atrasar projetos de TI para poupar dinheiro, aproveitando este tempo para repensar toda a estratégia na área das tecnologias de informação. Uma das prioridades que ressalta desta reflexão é a presença online.

Tivemos clientes que estavam a pensar em criar e desenvolver as suas competências no comércio online. Acreditamos que os que irão sobreviver são os que estão agora com o foco nesta questão. Todos os retalhistas – para garantirem a sua presença na web – terão que apostar no digital, quer pela criação de uma loja online quer pela utilização de plataformas relevantes como a Amazon.

Se, no seu caso, estiver “atrasado” na criação de uma presença online, aqui estão as boas notícias. Agora tudo é mais fácil pois há diversas aplicações que permitem avançar e encontrar uma solução em relativamente pouco tempo, evitando passos em falso e custos inerentes a quem avançou cedo de mais, utilizou versões desadequadas ou optou por soluções internas. O mercado disponibiliza várias plataformas seguras de eCommerce que podem oferecer soluções vantajosas para a presença online.

Os produtores que viram encerrar os seus canais de distribuição por causa do fecho das lojas físicas estão agora a contactar-nos porque querem estar online e manter a relação com o consumidor.

Contudo, a mudança para o comércio online exige uma atenção especial em termos de segurança. Mais uma vez, esta é uma oportunidade para ultrapassar as dores sofridas pelos pioneiros. As soluções cloud mais recentes estão mais desenvolvidas e protegidas para enfrentar as questões da segurança online e do cibercrime tais como as fraudes com os cartões de crédito/débito, as fragilidades bancárias, hackers, phishing, ransomware, ataques na dark cloud, entre muitas outras… Muito se aprendeu nos últimos anos. Os “Cloud operators” estão hoje mais experientes pois trabalham com agências de segurança e agentes da autoridade para detetar, mitigar e manter os ciberataques e as ciberameaças à distância.

As cadeias de abastecimento vão mudar… outra vez

A economia, neste tempo de pandemia, provocou o caos nas cadeias de abastecimento, quer na perspetiva dos retalhistas quer dos produtores. As falhas na cadeia de abastecimento irão obrigá-los, retalhistas e produtores, a reduzir a dependência de mercados distantes tais como a China para a produção de bens de consumo. Os revendedores experientes irão querer controlar, de forma ainda mais restritiva, o ecossistema da sua marca para garantir o cumprimento de todos os seus requisitos e a capacidade de entrega dos seus produtos. Recordo-me de uma tendência antiga do retalho, as cadeias de abastecimento próximas, que transferiam o trabalho para empresas geograficamente mais próximas, garantindo assim uma poupança de custos. Acredito que as cadeias de abastecimento deixarão de ser simples, para serem múltiplas e complexas. Os retalhistas e os produtores poderão até adotar uma estratégia mais híbrida, onde o mesmo produto pode ser fabricado em diferentes locais, combinando uma produção em pontos mais longínquos com outros de proximidade. O futuro será assente numa fronteira fluída entre o retalhista e o fornecedor.

A “Cloud” pode transformar o seu negócio

A aposta na cloud é um grande contributo para sobreviver ao caos da economia em tempo de coronavírus.

Eficiência. A Cloud permite uma melhor colaboração porque confere ao negócio a possibilidade de comunicar e partilhar informação de forma mais fácil do que através das ferramentas tradicionais. Um bom exemplo é a cadeia de abastecimento. Com a cloud, pode seguramente partilhar informação sobre a cadeia de abastecimento a partir de múltiplas localizações, com colaboradores internos e externos.

Rápida escalabilidade. À medida que a procura aumenta, muitas empresas acompanharam o crescimento através da utilização de múltiplos sistemas. Alguns retalhistas operando com sites alojados nas plataformas tradicionais viram-se a braços com atrasos e com tempos de paragem devido à incapacidade de responder ao aumento do tráfego. Por outro lado, as plataformas de alojamento na cloud são altamente escaláveis e flexíveis, protegendo o negócio de todo o tipo de perturbações.

Outra área a considerar é a continuidade do negócio. As soluções Cloud podem ajudar na condução do negócio porque permitem a consolidação e a coordenação de informação. As soluções Cloud  vêm equipadas com características como backup de informação, recuperação em caso de acidente e gestão da continuidade do negócio. Para muitos retalhistas, isto garantiu a continuidade da operação durante o caos económico.

Embora o trabalho à distância existisse muito antes do cloud computing e do surto de coronavírus, era um tipo de trabalho com muitas ineficiências e dificuldades técnicas. «Felizmente as aplicações da cloud evoluíram, permitindo um trabalho à distância sem grandes interrupções. Durante o encerramento, muitos retalhistas continuaram a sua atividade sem interrupções, já que os seus colaboradores podiam ligar-se ao emprego a partir de casa. Há soluções alojadas na cloud para um vasto espectro de funções: contabilidade, back office, edição de conteúdos, engenharia, marketing, web design, entre outros. Como sempre é importante ter um conjunto razoável de requisitos comerciais e técnicos para ajudar a escolher de entre a variedade de soluções disponíveis.

Pequenas mudanças agora, podem conduzir a grandes retornos no futuro. Tal como o efeito “borboleta” da Teoria do Caos – o bater de asas de uma borboleta na China pode provocar um furacão no Texas. Uma coisa é clara, os retalhistas precisam de lidar com esta pandemia combinando estratégia e tática. O primeiro passo, e sempre que possível, é migrar os negócios para uma plataformas online de confiança. Para fazer isto de forma rápida, os retalhistas precisam de considerar a mudança para a cloud.