Ações da Benfica SAD fecham a subir 70% para 4,70 euros após anúncio de OPA

Na sessão de hoje foram transacionadas quase 237 mil ações da Benfica SAD, número que supera a média diária de 5,7 mil títulos, segundo o ‘site’ da Euronext Lisboa.

Cristina Bernardo

As ações da Benfica SAD fecharam hoje a valorizar 70,29%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da SAD.

Na sessão de hoje foram transacionadas quase 237 mil ações da Benfica SAD, número que supera a média diária de 5,7 mil títulos, segundo o ‘site’ da Euronext Lisboa.

Na segunda-feira, as ações da Benfica SAD fecharam a sessão nos 2,76 euros.

Segundo o anúncio preliminar de lançamento desta OPA, enviado na segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a oferta visa a aquisição de 6.455.434 ações de categoria B, ao preço de cinco euros por ação, representativas de 28,067% da Benfica SAD.

Na mesma informação enviada ao mercado é referido que o preço de cinco euros por ação visa assegurar que os acionistas que adquiriram ações em 2001, aquando da entrada das ações em bolsa, possam vendê-las nesta OPA a um valor nominal semelhante ao então verificado.

O valor máximo da oferta é de 32,28 milhões de euros, segundo adianta a informação enviada ao mercado.

O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.

De acordo com o anúncio preliminar enviado ao mercado, a SLB SGPS detém 9,2 milhões ações de categoria A, correspondentes a 40% do capital social da SAD do Benfica, sendo ainda titular de 5,4 milhões de ações da categoria B, representativas de 23,6496% do capital da SAD do Benfica.

No total, “a percentagem de direitos de voto [na Benfica SAD] concretamente imputável ao Sport Lisboa e Benfica diretamente ou nos termos do número 1 do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários é de 66,9329%”, correspondente a 15,39 milhões de ações.

No prospeto da OPA, a SLB SGPS refere ser sua intenção “dar continuidade à atividade empresarial da sociedade visada, enquanto sociedade aberta ao investimento do público sob domínio exclusivo do SLB e com as ações representativas do seu capital social admitidas à negociação do mercado regulamentado Euronext Lisboa”.

A oferente adianta que “não irá requerer a perda da qualidade e sociedade aberta” da Benfica SAD.

Ler mais

Relacionadas

OPA à SAD do Benfica: “Abertura da maioria de capital das SAD ainda é tabu em Portugal”

No programa ‘Mercados em Ação’, que será transmitido esta terça-feira a partir das 17h00, o economista Luís Tavares Bravo analisa ainda que este processo representa “um claro distanciamento relativamente às ligas mais poderosas da Europa e no que diz respeito às fontes de financiamento dos clubes portugueses”.

Sucesso da OPA sobre a SAD pode “permitir ao Benfica tomar decisões sem a realização de assembleias gerais”

O Benfica lançou uma oferta pública e parcial sobre 28,06% da sua SAD. A contrapartida da oferta do clube corresponde a um valor total máximo da oferta de 32,28 milhões de euros e um prémio de 81% sobre o valor da cotação no mercado. Analistas apontam que a operação poderá ser uma forma de a direção de Luís Filipe Vieira concentrar em si mais poder.

Ações do Benfica disparam mais de 70% após anúncio de OPA

As ações do emblema da Luz dispararam poucas horas depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma oferta pública e parcial de ações da SAD do clube, com uma contrapartida de 5 euros por ação para adquirir 28,06% que não detém.
Recomendadas

Mourinho explica porque viveu em hotel em Manchester: “Não queria lavar a roupa e não sei engomar”

“Tinha que lavar a roupa, e eu não quero. Não sei engomar. Tinha de cozinhar e depois as minhas refeições seriam sempre ovos mexidos com bacon porque é a única coisa que sei fazer”, disse o treinador português antes do embate entre o Tottenham e o seu antigo clube, o Manchester United.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que é lógico condecorar Jorge Jesus

“Já verifiquei que todos os outros treinadores [José Mourinho e Manuel José] que venceram competições comparáveis àquela que venceu Jorge Jesus, todos foram condecorados, portanto é lógico que Jorge Jesus venha a ser também condecorado”, referiu o Presidente.

Lionel Messi vence a bola de ouro pela sexta vez

Eleito por seis vezes o melhor jogador do mundo, o argentino leva vantagem no confronto direto com o português e capital da seleção nacional, Cristiano Ronaldo.
Comentários