[weglot_switcher]

Açores: “Economia está mais pujante que nunca”, afirma Luís de Sousa, administrador da ACIN iCloud Solutions

A ACIN foi, recentemente, a empresa adjudicatária para o fornecimento da solução de contratação pública para o Governo Regional dos Açores.
açores cloud computing
26 Agosto 2018, 18h45

“A economia açoriana está mais pujante que nunca, fruto do forte investimento que o Governo Regional dos Açores tem vindo a fazer tendo em vista a afirmação cada vez mais recente da marca Açores, ligando-a ao turismo de natureza, aos recursos naturais e também aos derivados da carne e do leite”, quem o afirma é Luís de Sousa, administrador da ACIN iCloud Solutions, tecnológica portuguesa, caracterizando o desenvolvimento da economia dos Açores nos últimos anos.

A liberalização das rotas aéreas, a atração de novas companhias e Tour Operators, acrescenta ainda o responsável, trouxeram milhares de visitantes aos Açores, dinamizando as atrações naturais, a hotelaria e a restauração e outros sectores da economia regional. Estamos pois no bom caminho.

No que concerne a dificuldades, considera que derivam sobretudo da iniciativa privada. “As condições mínimas estão criadas, restando agora, à iniciativa privada, a capacidade de colmatar a falta de camas e de restaurantes que já se começa a sentir. Está tudo cheio e começa, de facto, a fazer falta este tipo de infraestruturas”, reforça, acrescentando que as oportunidades “derivam exatamente disto e que os investidores estão atentos e, claramente a transformar as dificuldades em oportunidades”.

Quanto à estratégia para o desenvolvimento do seu negócio, afirma que a ACIN se posiciona “como uma verdadeira parceira” para o fornecimento de soluções chave na mão na área da ‘cloud computing’, permitindo aos clientes a utilização dos seus sistemas sem um forte investimento inicial, num serviço totalmente integrado que incorpora DataCenter, Cibersegurança, Backup’s, manutenção preventiva, corretiva e também evolutiva, tudo respeitando os mais elevados standards internacionais, já que, todas as suas soluções estão certificadas pelas normas internacionais ISO 9001, ISO 27001 e ISO 20000.

Luís de Sousa salienta ainda que, recentemente, tecnolo, uma “oportunidade de ouro” para afirmar a solução acinGov no mercado português, onde atingiu, desde janeiro este ano, a liderança destacada.

Segundo explica o especialista, a dispersão geográfica beneficia a ‘cloud computing’ e, no caso dos Açores, considera existir um ecossistema muito favorável à utilização massiva das suas soluções, seja na área da contratação Pública (acingov.pt), como na área da Saúde (imed.pt), na área da gestão documental (idok.pt), na área da gestão financeira (igest.pt), certificados de assinatura digital e selos temporais (globaltrustedsign.com), entre outras que podem ser consultadas em www.acin.pt.

Por outro lado, a ACIN juntou-se desde início ao projeto Terceira Tech Island (hub tecnológico implementado em outubro de 2017 pelo Governo Regional) , criando uma empresa baseada na Ilha Terceira, onde criou um pólo com técnicos especializados em dispositivos móveis. Admitiu cinco recursos para o projeto, e o objetivo será admitir mais até atingir um total de 50.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.