A ActiveCap, através do seu fundo ActiveCap II, investiu na PMH, uma empresa portuguesa de dispositivos médicos que exporta aproximadamente 70% da sua produção. Mas o valor do investimento não foi divulgado mas o Jornal Económico sabe que foram 5,6 milhões de euros.
O investimento foi realizado no âmbito do Programa de investimento Consolidar, integrado no Fundo de Capitalização e Resiliência, e tem como principal objetivo apoiar a estratégia de crescimento da empresa, através da expansão para novas geografias e do investimento na automação de processos produtivos. O objetivo aponta essencialmente ao aumento da produtividade, da eficiência operacional e da competitividade internacional, explica a ActiveCap.
O investimento do fundo de capital de risco visa apoiar a estratégia de crescimento da PMH, com foco na expansão para novos mercados internacionais e no investimento na automatização do processo produtivo para aumentar a produtividade e a eficiência entre 2026 e 2030.
Trata-se de movimento estratégico no setor da saúde em Portugal, onde o capital de risco entra para escalar uma empresa industrial com forte pendor exportador.
“É numa empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de sistemas médicos para o setor hospitalar, a PMH, que a ActiveCap – Capital Partners acaba de investir através do fundo ActiveCap II – Portuguese Growth Fund – Fundo de Capital de Risco Fechado (ActiveCap II)”, refere o comunicado.
Atualmente a PMH exporta cerca de 70% da sua produção para o mercado internacional tendo uma presença consolidada no mercado europeu, designadamente em países como França, Espanha, Alemanha e Bélgica. “Fundada em 1990, a PMH tem vindo a assumir uma posição de referência no mercado, destacando-se pela elevada flexibilidade produtiva, capacidade de customização e elevados padrões de qualidade dos seus produtos”, segundo o fundo.
Com uma vasta experiência no setor hospitalar, José Cordeiro, fundador e CEO da PMH, diz que “esta parceria com a ActiveCap representa um passo natural na evolução da PMH. Vamos poder acelerar a execução do nosso Plano de Negócios 2026–2030, reforçando a excelência operacional, o investimento em inovação e a nossa capacidade de resposta aos clientes, ao mesmo tempo que consolidaremos a presença internacional da empresa”.
Por sua vez, Salvador Correia de Barros, Partner da ActiveCap, assinala que “é com entusiasmo que o Fundo apoia a PMH numa fase de crescimento já em curso”.
O responsável da ActiveCap realça o “forte alinhamento com a equipa de gestão desde o primeiro dia, fator determinante para desbloquear e concretizar o pleno potencial da empresa, naquele que é um setor estratégico no qual a sociedade há muito desejava investir”.
A operação contou, por parte da equipa de acionistas promotores, com assessoria financeira da Harbor Partners e a assessoria jurídica da PLMJ Advogados. Do lado da ActiveCap, o processo contou com a assessoria financeira da Forvis Mazars e a assessoria jurídica da VDA – Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados.
Para Gonçalo Almeida, fundador e Managing Partner da Harbor Partners, empresa de consultoria de investimentos, “foi com grande orgulho que ocorreu o apoio à PMH neste investimento da ActiveCap. A empresa apresenta um perfil industrial muito sólido, combinando uma base produtiva robusta, elevada capacidade de adaptação às necessidades dos clientes e um histórico consistente de crescimento internacional”.
“Esta operação reflete um alinhamento claro entre a visão dos acionistas e o capital certo para a fase de desenvolvimento da empresa, criando as condições para uma execução disciplinada da sua estratégia de expansão”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com