O CEO da ActivTrades, Ricardo Evangelista, considera que as tarifas norte-americanas são uma “medida amplamente vista como uma ameaça ao crescimento económico global” e alerta que estas podem “afetar a futura procura de petróleo”.
Ricardo Evangelista assinala que os investidores “estão a aguardar com expectativa” o ‘Dia da Libertação’ [esta quarta-feira entram em vigor novas tarifas], referindo-se à nova vaga de tarifas que os Estados Unidos pretendem aplicar aos aos seus parceiros comerciais.
“A recente subida do crude foi impulsionada pela perceção de um maior risco de disrupções no abastecimento, depois de Trump ter ameaçado impor tarifas secundárias aos compradores de petróleo russo e iraniano. No entanto, a subida de ontem parece ter perdido força”, salienta o CEO da ActivTrades.
Ricardo Evangelista acrescentou que para já as interrupções no abastecimento “permanecem apenas na teoria e, até que as tarifas entrem em vigor, países como a China e a Índia deverão continuar” a comprar petróleo à Rússia e ao Irão.
No mercado petrolífero, esta terça-feira o brent está a quebrar 0,05% para os 74,73 dólares e o crude mantém-se inalterado nos 71,48 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com