A compra do portefólio imobiliário designado por Projeto Crow – que inclui hotéis, imóveis comerciais e campos de golfe – pela gestora de ativos Davidson Kempner foi esta quarta-feira aprovada pela Autoridade da Concorrência.
Recorde-se que em 31 de dezembro de 2022, foi anunciada a conclusão da operação Crow que consistiu na venda, pelos bancos, dos fundos da ECS à DK Partners, por um valor que rondou os 850 milhões de euros.
Em comunicado a AdC diz que “adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração 39/2023 – Fundo Kempner / Ativos ECS”.
Em 2 de agosto de 2023, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela lei “adota uma decisão de não oposição à operação de concentração, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.
A compradora é por isso a Davidson Kempner Capital Management LP, gestora internacional de ativos registada na Comissão de Mercado e Valores Mobiliários dos Estados Unidos. A DK, em conjunto com as suas afiliadas, tem mais de 39 mil milhões de dólares em ativos líquidos sob gestã0.
Já as sociedades compradas são a ECS Capital – Sociedade Gestora de Participações Sociais; o fundo de reestruturação PTREL Management; e a sociedade Widergrowth.
Na nota publicada no site da Concorrência é dito que “a operação de concentração” consiste “na aquisição, pela Hospitality Living Portugal, FCR, um fundo afiliado da Davidson Kempner Capital Management LP, do controlo exclusivo sobre uma carteira de ativos imobiliários hoteleiros, residenciais e bens imobiliários comerciais geridos pela ECS – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco e pela PTREL Management”.
A notificação tinha sido feita no passado dia 17 de julho.
O fundo da Davidson Kempner fechou a compra do Projeto Crow a um conjunto de bancos nacionais (CGD, BCP, Novobanco, Santander e Oitante) naquele que foi o maior negócio imobiliário do ano passado em Portugal, que terá rondado os 850 milhões de euros, tal como avançou em primeira mão o Jornal Económico.
A operação envolve q compra e venda de dois fundos de private equity e um grupo de sociedades, ou seja, a compra do maior portfolio imobiliário de sempre em Portugal.
É oficial: Venda dos fundos da ECS pela banca à DK está fechada
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com