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Adega de Monção conseguiu subir exportações em 4% durante 2020

A pandemia provocou uma quebra de 15% nas vendas no mercado interno e 2021 vai ser outro ano difícil. Armando Fontainhas aposta na diversificação de mercados, mas critica falta de apoios públicos.
10 Abril 2021, 17h00

A Adega de Monção (AM) encerrou 2020 com uma faturação de 13,3 milhões de euros, num exercício muito difícil devido à pandemia. “O crescimento tem sido sólido e numa tendência crescente a rondar os 6% em média nos últimos oito anos. Obviamente, temos que excluir o ano de 2020, sendo um ano completamente atípico com quebra do volume de faturação sem precedentes”, explica Armando Fontainhas, presidente da adega cooperativa, em declarações ao Jornal Económico.

Em 2020, a AM não teve investimentos relevantes, “pois foi tudo suspenso dada a pandemia”. “Em relação aos investimentos previstos para 2021 e já aprovados pela assembleia geral da Adega de Monção, são de 438 mil euros e dividem-se em manutenção dos edifícios, sistemas de vigilância, painéis fotovoltaicos para diminuir na pegada ecológica e na enoteca Adega de Monção”, revela Armando Fontainhas.

Os cooperantes da AM possuem 1.236 hectares. Em Monção, a área de cultivo de vinha é de 958 hectares, sendo 191 designados para as castas tintas, 111 para a Trajadura e os restantes 656 para a Alvarinho.

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