[weglot_switcher]

Advogado: Amante de Rosa Grilo sai em liberdade por falta de provas

António Joaquim vai ficar sujeito ao termo de identidade e residência até ao fim do julgamento. A leitura do acórdão do julgamento do homicídio de Luís Grilo está marcada para 10 de janeiro.
6 Dezembro 2019, 16h02

Um dos acusados pelo Ministério Público do homicídio de Luís Grilo saiu hoje de prisão preventiva. António Joaquim vai aguardar em liberdade o final do julgamento.

Conhecido como o amante da viúva Rosa Grilo, António Joaquim vai ficar sujeito ao termo de identidade e residência até ao desfecho do julgamento. A leitura do acórdão está agendada para 10 de janeiro.

Em declarações às televisões junto à saída da prisão da Polícia Judiciária em Lisboa, o advogado do suspeito disse que a sua liberdade deve-se à falta de provas para o acusar.

“Houve um conjunto de factos que tinham sido indicados pelo Ministério Público e que depois de produzida a prova, entendeu a defesa e parece que agora também o tribunal, não se verificam”, começou por dizer Ricardo Serrano Vieira em declarações transmitidas pela SIC Notícias.

“Uma das leituras que podemos ter, aquilo que é imputado ao mesmo [acusado], não terá sido documentado em prova documental, testemunhal e pericial”, acrescentou o advogado.

“Entendemos que estão alteradas as circunstâncias que determinaram a prisão preventiva. A medida de coação foi alterada ainda temos de esperar pela leitura do acórdão. Estão alterados os factos que deram origem à prisão preventiva”, destacou Ricardo Serrano Vieira.

O advogado revelou estar mais esperançoso para o julgamento. “Conseguimos ver uma luz um pouco maior ao fundo do túnel”. “É um momento muito emotivo para nos, para a nossa equipa, são 14 elementos que estiveram a trabalhar neste processo desde o inicio”, afirmou.

Questionado se Rosa Grilo também iria sair em liberdade antes do fim do julgamento, o advogado recusou comentar.

O corpo do triatleta foi encontrado com sinais de violência e em estado de decomposição, em agosto de 2018, um mês depois de ter desaparecido de sua casa. Luís Grilo foi encontrado a mais de 150 quilómetros de sua casa, no concelho de Avis, distrito de Portalegre.

O Ministério Público (MP) acusa António Joaquim de ser o autor do disparo sobre Luís Grilo, na presença da Rosa Grilo. O crime ocorreu quando o triatleta dormia no quarto de hóspedes onde o casal residia, em Cachoeiras, concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, segundo o MP.

De acordo com a Agência Lusa, o MP acredita que o crime foi cometido para os amantes assumirem a sua relação amoroso e poderem beneficiar dos bens de Luís Grilo: 500 mil euros em indemnizações de vários seguros e outros valores depositados em várias contas bancárias, além da habitação.

 

 

Homem acusado da morte do triatleta Luís Grilo vai sair em liberdade

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.