[weglot_switcher]

Advogados elegem hoje novo bastonário para mandato de três anos

O confronto é entre a atual bastonária, Fernanda Almeida Pinheiro, que se candidata a um segundo mandato, e João Massano, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.
31 Março 2025, 07h00

Nesta segunda volta para a liderança da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro recandidata-se com uma mensagem de continuidade e de necessidade de não travar ganhos em curso, nomeadamente na revisão do sistema de previdência dos advogados e do sistema de acesso ao direito e aos tribunais, nomeadamente a atualização da tabela de honorários dos advogados oficiosos, um processo já concluído pela tutela, depois de mais de 20 anos sem qualquer atualização.

Por outro lado, João Massano, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da OA, apresentou no seu programa de candidatura a ideia de que é necessário voltar a unir a classe, apontando responsabilidades à atual bastonária no sentimento de desunião que critica. O candidato quer criar um programa de apoio à classe, quebrando o isolamento que muitos advogados fora dos grandes centros sentem.

Na primeira volta das eleições, a Lista U, de Fernanda da Almeida Pinheiro, foi a mais votada com 33,81% dos votos (6.496 votos), seguida da Lista R, de João Massano, que somou 30,95% dos votos (5.946). Pelo caminho ficou a Lista N, de José Costa Pinto, com 25,57% dos votos (4.912) e a Lista T, de Ricardo Serrano Vieira, com 9,67% dos votos (1.857). No total foram registados 22.566 votos.

Para esta segunda volta, José Costa Pinto manifestou o apoio à candidatura de Massano. “Faço-o com o pragmatismo que o momento impõe, mas ciente da importância de contribuir, com sentido de responsabilidade, para o rumo da Ordem dos Advogados”, escreveu.

Recorde-se que as eleições para bastonário da Ordem dos Advogados (OA) foram antecipadas por Fernanda de Almeida Pinheiro, depois da entrada em vigor dos novos Estatutos, que criaram novos órgãos na estrutura e a necessidade de nomear os seus representantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.