[weglot_switcher]

ADYEN: a plataforma que facilita a relação entre consumidores e comerciantes

Em entrevista, Alberto López da Adyen revela como é possível gerir pagamentos e vendedores facilmente, através de uma carteira completa de relatórios e dashboards acessíveis online.
Alberto López, Vice Presidente de Business Development para Marketplaces e Plataformas da Adyen para Portugal e Espanha
31 Janeiro 2023, 07h55

1.Como pode a Adyen facilitar a relação entre consumidores e comerciantes?

A Adyen fornece uma solução completa e em conformidade com o PSD2 em termos de recolha de pagamentos e gestão de remessas para um marketplace. No caso dos marketplaces, a Adyen procura satisfazer as necessidades dos três intervenientes no mercado: o comprador, o vendedor e o próprio marketplace.

Os compradores podem comprar num ambiente seguro, com uma experiência de pagamento optimizada e independente do dispositivo utilizado, graças a soluções de pagamento tanto online como em loja. Além disso, podem pagar na sua moeda local com cartões e métodos de pagamento locais, podem guardar o cartão para compras futuras ou pagar com as suas carteiras.

Para os vendedores, a Adyen fornece ao marketplace um sistema de contas virtuais onde os vendedores recebem os fundos correspondentes às transacções efectuadas no mercado, sem necessidade de mudar de banco ou sem a burocracia desnecessária de abrir contas adicionais. Podem receber a liquidação periódica nas suas contas bancárias, ou mesmo em cartões de débito emitidos pelo próprio mercado (graças à tecnologia de Adyen), na sua moeda local. E tudo isto num ambiente seguro e protegido para vender facilmente os seus produtos, com um módulo de gestão de fraudes (oferecido por Adyen).

E finalmente, para o Marketplace, a Adyen cria uma estrutura de conta virtual totalmente regulamentada de acordo com as normas PSD2 para que este possa atuar como gestor das transacções que têm lugar na sua plataforma, cobrando uma comissão por isso. Além disso, pode facilmente gerir pagamentos e vendedores, através de uma carteira completa de relatórios e dashboards acessíveis online.

 

2. Os marketplaces estão a tornar-se cada vez mais estabelecidos. Serão esta realidade os centros comerciais do futuro?

O mundo online sempre foi um reflexo fiel do que acontece no mundo físico; o conceito dos marketplaces existiu toda a nossa vida, mas chamávamos-lhes centros comerciais gerais, onde diferentes tipos de vendedores abriam as suas lojas e recebiam clientes em troca do aluguer do espaço. Claro que, tal como no ambiente físico, ambos os modelos coexistirão e o mercado não substituirá o modelo tradicional de loja online, mas será necessária uma transformação destas lojas para evitar uma canibalização excessiva.

 

3. Os marketplaces permitem que as pequenas e médias empresas tenham uma “montra” cada vez maior. Quais são as principais vantagens dos marketplaces para aqueles que vendem?

O marketplace é a evolução de um espaço com uma grande montra que atrai muitas pessoas e que uma pequena empresa não pode alcançar devido aos custos de marketing e à estabilidade exigida pelas plataformas, entre outras coisas. O marketplace mostra uma série de vantagens óbvias do ponto de vista das vendas – por exemplo, o retalhista pode beneficiar das vendas de uma loja que oferece produtos complementares aos seus próprios produtos.

Por outro lado, é uma fórmula ideal para testes A/B de produtos em diferentes marketplaces, ou mesmo para promover uma nova linha de produtos sem colocar em risco o canal de venda directa e tirar partido das máquinas publicitárias do mercado em troca de uma comissão.

 

4. Quão importante é para as empresas ter um método de pagamento adequado num marketplace?

Entre todos os elementos que um mercado deve ter, há um que tende a passar despercebido e que é muitas vezes tomado como garantido: a plataforma de pagamento. Em momentos chave como a Black Friday ou o Natal, ter um sistema fiável e seguro que não falhe ou caia é fundamental.

Por conseguinte, para um mercado é fundamental ter em conta os alguns fatores ao escolher a sua plataforma de pagamento – falamos de escalabilidade de métodos de pagamentos, da garantia de que a plataforma é robusta, da gestão simples de pagamentos, relatórios de vendas e financeiros, da segurança para as três partes, por exemplo.

 

5. Pode a facilidade de pagamento ser um factor determinante para o sucesso de um marketplace?

Sim, absolutamente. Os utilizadores mudam e evoluem e o mercado tem de evoluir e adaptar-se a esta realidade em mudança. A mistura entre compradores séniores e jovens que nasceram num ambiente digital significa que a procura de métodos de pagamento vai desde cartões de crédito e débito a carteiras móveis, pagamentos baseados na banca aberta… Além disso, o aumento dos métodos de pagamento BNPL (Buy Now – Pay Later), devido ao ambiente macroeconómico em que nos encontramos, significa que eles também são procurados por bilhetes de elevado valor. Uma boa porta de pagamento ajudará o negócio a crescer, fornecendo soluções à medida do cliente: se o bilhete do mercado for elevado, o financiamento pode ser oferecido; e se o objectivo for a internacionalização, oferecerá os meios de pagamento necessários em cada região. Em suma, a plataforma de pagamento certa permitirá ao marketplace concentrar-se nos seus negócios e ajudará também em termos de segurança e fraude.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Adyen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.