A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do seu projeto de apoio à internacionalização, Business on the Way (BOW), está a acompanhar uma missão empresarial multissetorial ao Japão (Tóquio) e à Coreia do Sul (Seul), que se realiza entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março. Este ano, “a AEP vai reforçar a aposta em missões empresariais para mercados emergentes e não tradicionais, como Japão, Coreia do Sul, Uzbequistão, Cazaquistão, Estónia e Letónia e fará a primeira incursão à Mongólia”, refere a organização em comunicado.
“Perante este clima de incerteza no comércio internacional, marcado não só pelo aumento das tarifas alfandegárias, mas também pela fragilidade económica dos dois principais mercados da União Europeia (França e Alemanha), as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicosW, defende Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.
“A AEP tem desempenhado um papel ativo no apoio à diversificação de mercados, sobretudo através do seu projeto Business On the Way, no qual tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de iniciativas de apoio à internacionalização de empresas, onde se destacam inúmeras ações de promoção externa em mercados não tradicionais”, lembra o presidente do conselho de administração da AEP.
Já há uns anos largos que a AEP desenvolve diversos tipos de ações no Japão e na Coreia do Sul. A primeira missão empresarial da AEP ao Japão foi em 2013 e à Coreia do Sul em 1997. Desde então, a AEP tem dado a conhecer os dois mercados, através da participação em feiras e do Projeto Next Challenge Asia, que decorreu entre 2020 e 2023.
Para as cinco empresas que integram a missão empresarial da AEP, “o grande objetivo é adquirir um melhor conhecimento do ambiente de negócios dos dois mercados, estabelecer contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores e ter reuniões individuais de negócios (que tiveram em consideração o perfil das empresas participantes) com importadores, distribuidores e agentes de negócios”.
O Japão é a terceira maior economia a nível mundial, com uma população de cerca de 124 milhões de habitantes e o PIB per capita de cerca de 34.164 dólares. Os consumidores têm um elevado poder de compra, mas o mercado é exigente, o que permite ganhos de produtividade e melhoria de qualidade. É ainda um mercado com potencial para áreas como produtos alimentares e bebidas, energias renováveis, tecnologia e inovação, materiais de construção, saúde, entre outras.
A Coreia do Sul tem uma população de cerca de 51,8 milhões de habitantes, com um PIB per capita de cerca de 33.300 dólares. É uma população maioritariamente urbana e com nível de vida similar ao dos países da Europa Ocidental. Uma economia aberta ao exterior e um mercado fortemente importador, encerra potencial para áreas como produtos agroalimentares, living and lifetsyle (mobiliário casa, azulejos, cerâmica utilitárias; cutelaria, têxteis-lar e vidro/cristais) moda, produtos eletrónicos, saúde, energia entre outros.
São as seguintes as empresas participantes na missão empresarial ao Japão e à Coreia do Sul: BRAMP – Metais e Polímeros de Braga; Descontel, Consultoria e telecomunicações; Fábrica de Tecidos do Carvalho; Fenabel; e Grafislab.
Em 2024, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia. Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
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