Com o objetivo de aumentar a competitividade entre as PME portuguesas e ponteciar a sua globalização, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) inaugurou o projeto Next Challenge Asia, destinado a micro, pequenas e médias empresas portuguesas dos sector groalimentar, imobiliário, infraestruturas (água e energia) e materiais de construção que exportem ou pretendam iniciar a sua expansão para os exigentes mercados japonês, sul-coreano e chinês.
Como estratégia de abordagem aos mercados, o projeto, que estará em vigor até meados de 2023, engloba diversas atividades que visam a informação e capacitação das empresas no seu processo de internacionalização. Assim, a AEP anuncia que irá lançar três estudos de mercado, um por cada mercado alvo, “com informação relevante sobre as características do tecido empresarial de cada país”.
Na pltaforma online do Next Challenge Asia, serão disponibilizadas ferramentas de business intelligence, que permitirão aos empresários tomar decisões informadas, avaliar a maturidade das PME para a sua internacionalização e apoiar a criação de uma estratégia individual de abordagem aos mercados. Serão ainda realizados diversos workshops subordinados a temas relevantes no contexto da internacionalização, tendo em conta as fileiras às quais o projeto abrange.
Além de disponibilizar ferramentas de apoio às PME, o projecto pretende também promover o potencial dos produtos portugueses. Para tal, serão realizados quatro eventos denominados de Portugal Premium Events, em Portugal, Tóquio, Seul e Pequim.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com