[weglot_switcher]

AEP na Alemanha para apoiar indústria automóvel

Quatro empresas da indústria de componentes para automóveis participam na Automotive Interiors Expo, que acontece em Estugarda de 12 a 14 de novembro, e contam com a representação da Associação Empresarial de Portugal, em colaboração com a AFIA.
13 Novembro 2024, 16h51

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em colaboração com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, está a representar quatro empresas da indústria de componentes para automóveis na Alemanha, durante a Automotive Interiors Expo, que acontece em Estugarda de 12 a 14 de novembro. Esta feira é uma das mais relevantes do setor na Europa, reunindo a cadeia de valor da indústria automóvel especializada em componentes e sistemas de interiores.

A Alemanha é uma das economias mais desenvolvidas e inovadoras do mundo, sendo também um mercado altamente voltado para a exportação. No ano passado, o país foi o terceiro maior cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 10,8%, e ocupou a segunda posição em importações, correspondendo a 11,5%. Além disso, a Alemanha é o segundo maior cliente da indústria de componentes automóveis em Portugal, com uma quota de 22,6%.

Com um elevado poder de compra, a Alemanha é a quarta economia mundial e o maior mercado da União Europeia, destacando-se como um dos principais exportadores e importadores, ocupando a terceira posição a nível mundial em ambos os fluxos comerciais.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, afirma que “a Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, contudo, é recomendável uma abordagem estratégica, estruturada e persistente ao mercado. Este é um mercado interessante para a economia digital, soluções energéticas, mobilidade e transportes, saúde, vestuário, têxteis, calçado, semicondutores, entre outros.” Ribeiro acrescenta que, apesar desta ser a primeira participação da AEP na Automotive Interiors Expo, a associação já organiza a participação em outras feiras na Alemanha, como a IZB em Wolfsburg (desde 2016), a IAA em Frankfurt (desde 2017) e a GACS em Stuttgart (desde 2017).

As empresas nacionais presentes na Automotive Interiors Expo incluem a BRAMP – Indústria de Componentes para a Automóvel, S.A., especializada na produção de peças técnicas injetadas; a FEHST – Indústria de Componentes para Automóveis, Lda., focada na fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis; a MAXIPLÁS – Indústria de Plásticos, S.A., dedicada ao processamento de termoplásticos de engenharia; e a TRIM NW – Indústria de Têxteis e Não-tecidos, Lda., que produz não-tecidos industriais e componentes para a mobilidade.

Esta participação na Automotive Interiors Expo visa promover as capacidades e inovações das empresas portuguesas no setor automóvel, fortalecendo as relações comerciais com o mercado alemão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.