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AEP promove missão multissetorial ao Canadá

Procura de oportunidades de negócio num país desenvolvido, estável e aberto ao comércio internacional, é a motivação da Associação Empresarial de Portugal.
24 Março 2025, 16h58

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove, entre 29 de março e 5 de abril, uma missão empresarial multissetorial ao Canadá, que tem como objetivo encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva. O programa da 10.ª missão empresarial da AEP ao Canadá, que se divide entre Vancouver e Toronto, inclui reuniões – previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante – com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores, refere a organização em comunicado.

“O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas – as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico. A primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 ações no Canadá (9 missões e 2 feiras), lembra o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, citado pelo comunicado.

O Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.

Da comitiva fazem parte as seguintes empresas: Allcost – Têxteis para Hotelaria Têxteis-lar, Casa José Luis Pedro Vinhos comuns e licorosos, Catari Indústria Sistemas de andaimes e equipamentos de proteção coletiva, Fábrica de Tecidos do Carvalho Têxteis-lar; Hidrofer – Fábrica de Algodão Hidrófilo, Lacto Serra – Comercialização e Fabrico de Lacticínios, Lindeborg Wines vinhos comuns e licorosos, Lumatex – Indústria Têxtil, Neiper Home Têxteis-lar, e Têxteis DA – Domingos Almeida.

O clima de incerteza no comércio internacional obriga as empresas a diversificar mercados, de forma a mitigar riscos. A AEP tem desempenhado um papel ativo no apoio à diversificação de mercados, sobretudo através do seu projeto Business On the Way (BOW), no qual tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de iniciativas de apoio à internacionalização de empresas, onde se destacam inúmeras ações de promoção externa em mercados emergentes e não tradicionais.

Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.

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