A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do BOW – Business on the Way, projeto que apoia as empresas portuguesas na diversificação de mercados, organiza a participação nacional na 40.ª edição da FILDA – Feira Internacional de Angola. Uma comitiva de 15 empresas nacionais participa no evento, que decorre na Zona Económica Especial, em Luanda, entre os dias 22 e 27 de julho.
“A participação na FILDA é uma oportunidade para as empresas portuguesas consolidarem a sua presença neste mercado e fortalecerem as relações comerciais entre ambos os países. Portugal mantém-se como um importante parceiro económico de Angola. Mais de quatro mil empresas portuguesas exportam para Angola e cerca de 1.200 empresas de origem portuguesa ou capitais mistos operam no mercado angolano, com destaque para o setor da construção”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
A AEP, que organiza inúmeras participações em missões e feiras em mais de 20 mercados, coordena a participação na FILDA desde 2002, sendo esta é a 12.ª participação no maior evento comercial de dimensão internacional em Angola.
No dia anterior ao início da FILDA, 21 de julho, acontece, no EPIC SANA Luanda, o VIII Encontro Angola | Portugal, um evento de networking, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, em parceria com a AEP e a AICEP, para fomentar o relacionamento bilateral, identificar novas oportunidades de negócio e investimento e incentivar a participação de novos operadores económicos no esforço de diversificação da economia angolana.
À semelhança de edições anteriores, Portugal volta a marcar presença institucional no certame com uma comitiva institucional governamental.
As exportações portuguesas têm grandes potencialidades em áreas como a construção, alimentar, medicamentos e equipamentos diversos. Prevê-se que o crescimento económico recupere a curto prazo, apoiado pela produção reforçada de petróleo e pela recuperação do setor não petrolífero, estimando o FMI que o PIB de Angola tenha um incremento de 2,6% durante este ano.
Em 2024, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados menos tradicionais, como a Geórgia, a Arménia, o Azerbaijão, a Letónia e a Estónia ou Austrália e a Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com