A Eurocontrol (European Organization for the Safety of Air Navigation, ou Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) publicou o seu “FlashBriefing Summer 2025” de Junho a Agosto.
Neste último relatório do Eurocontrol referente ao Verão de 2025, o Aeroporto de Lisboa (que é gerido pela Vinci) piorou a sua pontualidade relativamente a 2024 e é neste período o pior dos 20 maiores aeroportos da Europa no que toca à pontualidade nas partidas. O que compara com um ano de melhoria significativa da pontualidade na Europa, onde praticamente todos os aeroportos melhoraram a sua performance, com exceção de Lisboa e Atenas.
Durante esse período, e no que toca ao handling, em junho do ano passado a britânica Menzies Aviation anunciou que concluiu o processo de compra de 50,1% da Groundforce Portugal, rebatizada como Menzies Aviation.
O Eurocontrol é uma organização dedicada a apoiar e coordenar a aviação civil e militar em toda a Europa. Com sede em Bruxelas, esta entidade conta com 42 países-membros. O seu principal objectivo é desenvolver e gerir um sistema pan-europeu de gestão de tráfego aéreo.
O relatório revela que os atrasos de gestão do fluxo de tráfego aéreo (ATFM-Air Traffic Flow Management) no Verão de 2025 totalizaram 12.742.882 minutos (12,7 milhões de minutos), uma média de 138.510 minutos por dia – o que é 27% abaixo dos níveis registados no Verão de 2024.
“Os atrasos de ATFM ocorrem quando o número de aeronaves com chegada prevista a um aeroporto, ou com passagem prevista por um setor específico de controlo de tráfego aéreo (ATC), excede a capacidade disponível declarada pelo aeroporto/ANSP relevante, e quando o NM (Gestor de Rede), a fim de manter a segurança, sequencia o tráfego através da emissão de um slot de partida, atrasando alguns voos em terra”, explica a Eurocontrol.
Atrasos diminuem na Europa
O número de dias com mais de 200 mil minutos de atraso devido ao ATFM diminuiu significativamente, passando de 33 dias no Verão de 2024 para 15 dias este ano. Destes, apenas um dia registou mais de 300 mil minutos de atraso, o que ocorreu a 3 de julho devido aos protestos em França.
Houve uma diminuição em todas as categorias de atraso: uma melhoria de 30% nos atrasos de capacidade, 22% no pessoal e uma redução significativa de 43% nos atrasos devido às condições meteorológicas.
“O atraso médio total do ATFM por voo diminuiu neste Verão de 5,4 min/voo em 2024 para 3,9 min/voo em 2025, com o atraso do ATFM em rota a diminuir notavelmente 32% (de 4,6 min/voo para 3,1 min/voo), o que é igual ao atraso em 2019”, refere o relatório que acrescenta que “esta diminuição reflete os esforços significativos de muitos Air Navigation Service Providers para aumentar a sua prontidão operacional e executar eficazmente o Plano de Operações da Rede (NOP) de Verão”.
“Foram feitas melhorias notáveis pelos Air Navigation Service Provider da Albânia, Áustria, Bulgária, Croácia, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Hungria, Portugal, Roménia e Suíça; e pelos Airport Consultants Councils de Belgrado, Canárias e Sevilha”, reconhece a instituição com sede em Bruxelas, no relatório.
“Para colocar isso em perspetiva, o atraso ATFM em rota acumulado no ano (ou seja, incluindo o Verão) está atualmente em 1,84 minutos por voo e deve cair para aproximadamente 1,6 minutos até o final do ano”, conclui a Eurocontrol.
“No entanto, este valor final previsto, embora reflita de perto o atraso ATFM em rota de 2019, continua a estar muito acima da meta de 0,9 minutos para 2025 estabelecida para toda a UE”, diz ainda a instituição.
Pontualidade nas chegadas
Na análise à pontualidade nas chegadas e aos três locais ATFM mais penalizantes para as 20 operadoras aéreas mais movimentadas, a TAP está no fim da tabela também com 58% de pontualidade, pior do que a grega Aegean Goup com 61%.
A mais pontual é a sueca SAS Group com 85%, seguida da Iberia com 83%. Em quarto lugar a aparece a companhia low cost espanhola Vueling com 80%; a Turkish Airlines Group e a Austrian Airlines também com 80%.
Europa alcança novo recorde de voos no Verão
A rede de aviação europeia demonstrou um desempenho melhorado no período de junho a agosto de 2025 em comparação com o Verão anterior, com um crescimento anual do tráfego de 3% (em linha com o cenário base da STATFOR – Statistics and Forecast Service ao nível da rede, mas com algumas diferenças regionais significativas) e uma redução de 34% nos atrasos em rota, revela o relatório.
O tráfego do Verão de 2025 na rede aérea europeia aumentou 3% em relação ao Verão de 2024, com uma média de 35.122 voos por dia, e +1% em relação ao Verão de 2019, período pré-pandemia.
“No geral, o desempenho do Verão revelou-se melhor do que o esperado do ponto de vista operacional, o que demonstra os claros benefícios operacionais da melhoria do planeamento, da coordenação e dos procedimentos de rede consistentes aplicados em todo o espaço aéreo europeu pelo Gestor da Rede (NM) da Eurocontrol e pelos participantes operacionais, e ainda mais amplificados pelo apoio dos governos e das autoridades nacionais”, refere o relatório.
No entanto, ressalva a Eurocontrol, “os atrasos continuam elevados e acima dos níveis-alvo, o que evidencia claramente a atual falta estrutural de capacidade (impulsionada em grande parte pela falta de controladores de tráfego aéreo (ATCOs) em alguns prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP) e pela necessidade contínua de melhorar o design do espaço aéreo e acelerar a modernização tecnológica)”.
Estes atrasos continuam a ter um impacto negativo nos passageiros e nas companhias aéreas, “o que reforça, mais uma vez, que todos os intervenientes ainda têm muito a fazer para combater o congestionamento do sistema no próximo Verão e nos próximos anos, de forma a satisfazer as necessidades de capacidade da rede à medida que o tráfego continua a crescer”.
Dia mais movimentado
O dia mais movimentado de 2025 foi sexta-feira, 18 de julho, com 37.037 voos, apenas menos 191 voos do recorde histórico de tráfego de 37.228 voos, estabelecido a 28 de junho de 2019, revela ainda a organização com sede em Bruxelas.
No entanto, o Verão de 2025 estabeleceu outros dois recordes de rede: o sábado e o domingo mais movimentados da semana 33 (4 a 10 de agosto), com 33.987 e 35.009 voos, respetivamente, e a semana mais movimentada da semana 35 (25 a 31 de agosto), com 250.291 voos no total, uma média de 35.756 voos diários.
Entre junho e agosto de 2025, registaram-se aumentos de tráfego anuais superiores a 5% no eixo Sudeste (em particular para os prestadores de serviços de navegação aérea (ANSPs) da Albânia, Arménia, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Moldávia, Macedónia do Norte, Roménia, Eslovénia e Turquia; e os Centros de Controlo de Área (ACCs) de Milão, Munique e Pádua) e no eixo Sudoeste (os ANSPs da Irlanda, Marrocos e Portugal; e os ACCs de Brest, Canárias e Sevilha).
“No geral, o tráfego acumulado no ano, em comparação com 2024, está ligeiramente acima do aumento de tráfego de 3% no Verão, em +4%, em linha com a previsão base da STATFOR ao nível da rede, mas com algumas diferenças regionais significativas, e um pouco abaixo do período pré-pandemia de 2019 (-1%)”, lê-se no relatório.
Em termos semanais, a última semana de Agosto foi a mais movimentada de sempre em número de voos na Europa, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Eurocontrol.
O Eurocontrol revelou que foram realizados, nesse período, uma média de 35.756 voos diários, 250.291 no total, o que corresponde a um aumento de 4% em relação ao período homólogo de 2024, e 0,7% em relação à semana anterior (18 a 24 de Agosto). “Uma semana histórica” é classificada a semana de 25 a 31 de Agosto pela Eurocontrol.
Preparativos para o Verão de 2026
O Gestor de Rede Eurocontrol (NM), em parceria com todas as partes interessadas operacionais, “está agora a concentrar os seus esforços coletivos na obtenção de um desempenho melhorado em 2026, tirando o máximo partido das lições aprendidas durante o Verão de 2025”, avança a organização dedicada a apoiar e coordenar a aviação civil e militar em toda a Europa.
Os preparativos para a época de Verão de 2026 já começaram, diz a Eurocontrol que dá especial enfoque à manutenção da estabilidade e previsibilidade da rede.
“Consequentemente, o NM trabalhará com todas as partes interessadas operacionais para desenvolver as prioridades de 2025 e as lições aprendidas, com especial atenção para: melhorias significativas nas medidas e procedimentos estratégicos da rede, abordando tanto a gestão meteorológica como a gestão da capacidade; para a preparação antecipada e total empenho na implementação do Plano de Operações da Rede; para a elaboração de esquemas ideais de abertura de setores e disponibilidade do pessoal relacionada; para a melhoria na elaboração de escalas e recrutamento contínuo de ATCO (Air Traffic Control Officer); para a modernização do espaço aéreo, incluindo a implementação de alterações na sectorização para melhor gerir a procura; para a aceleração da modernização e digitalização do sistema ATM (Gestão do Tráfego Aéreo), incluindo o aumento da utilização do datalink e novos aumentos de capacidade com base nisso; e por para os aumentos tangíveis da capacidade do setor, beneficiando de todos os itens acima referidos”, lê-se no relatório.
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