Os aeroportos portugueses receberam quase 30 milhões de passageiros nos seis primeiros meses de 2024, um crescimento de 5,57% face ao ano passado e quase 35,8% face a 2022. Os números constam da newsletter de junho da ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) sobre tráfego aéreo, consultada pelo JE.
De acordo com o documento da ANAC, o aeroporto internacional de Lisboa continua a ser o maior responsável pelo tráfego de passageiros, com 3,103 milhões de passageiros no mês de junho (mais de metade de todos os passageiros que chegaram ou partiram dos aeroportos portugueses em junho). Este número representa um crescimento de 3,7% face ao mesmo mês do ano passado, mas um decréscimo em relação a maio (-0,9%).
Quase todos os outros aeroportos tiveram um crescimento percentual face ao mês homólogo maior do que Lisboa, ainda que em números absolutos tenham ficado bastante abaixo (como, aliás, tem sido regra). O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, recebeu 1,507 milhões de passageiros em junho. Este desempenho representa uma subida de 6,8% face ao mesmo mês do ano passado e de 2,6% em relação a maio.
De todos os aeroportos nacionais, apenas Lisboa e o Funchal caíram em junho face a maio.
O terceiro maior aeroporto em passageiros é o de Faro, 1,165 milhões de pessoas em junho. Trata-se de um crescimento de 5,1% homólogos e 8,3 face a maio.
A ANAC também lista as companhias aéreas com maior número de passageiros transportados em junho. A TAP surge em primeiro lugar, com 1,426 milhões de passageiros movimentados de e para todos os aeroportos nacionais. É uma subida marginal (de 0,6%) face a junho de 2023 e uma descida face ao mês de maio deste ano (-1,4%). A Ryanair está cada vez mais perto de apanhar a transportadora nacional em número de passageiros: em junho transportou 1,192 milhões de passageiros (um crescimento de 2,4% face a maio, mas uma queda em relação de 2% a junho de 2023).
A terceira maior companhia a operar em Portugal é a easyJet, que transportou 871,4 mil passageiros em junho.
Em termos percentuais, a SATA Internacional foi a companhia que mais cresceu no mês de junho, com um aumento de 24,5% face a junho do ano passado (para 187,5 mil passageiros) e de 30,2% em relação ao mês de maio.
O número total de passageiros que partiu ou aterrou dos aeroportos nacionais foi de 6,109 milhões. Uma vez que o número de lugares disponíveis nas companhias que voam de e para Portugal foi de 6,997 milhões, isto significa que o load-factor foi de 87%. A ANAC não discrimina o load-factor por companhia aérea, para perceber quem teve mais eficiência nos seus voos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com