[weglot_switcher]

Agência Espacial Europeia vai apoiar startups com um incentivo de 50 mil euros

Para além dos incentivos financeiros, as startups selecionadas também vão receber apoio técnico e empresarial, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento dos seus negócios.
13 Agosto 2020, 12h43

O projeto está integrado no Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia (ESA BIC), que visa apoiar start-ups portuguesas que usem tecnologias e dados da indústria espacial. As candidaturas abrem no dia 14 de setembro, com as empresas selecionadas a receberem um incentivo de 50 mil euros.

Para além dos incentivos financeiros, as startups selecionadas também vão receber apoio técnico e empresarial, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento dos seus negócios. Na primeira fase de candidaturas de 2020, que terminou no passado mês de junho, foram selecionadas quatro startups que já estão a desenvolver projetos nas áreas de energias renováveis, materiais/revestimento para espaço, blue economy e desporto.

O ESA BIC Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, conta com uma rede de 15 incubadoras em Portugal espalhadas pelo continente, onde também se incluem os Açores e a Madeira. O principal propósito é prestar apoio a empresas que integrem tecnologia espacial em aplicações terrestres, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, mas também empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial.

Nos últimos cinco anos, o ESA BIC Portugal incubou 30 empresas, criou mais de 100 novos postos de trabalho e gerou um volume de negócios total de cinco milhões de euros. Em 2014, o Instituto Pedro Nunes tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA – o ESA BIC Portugal, a Rede de Parceiros de Inovação para Transferência de Tecnologia (Innovation Partners Network) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.