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Agência para a Modernização Administrativa convida cidadãos a enviarem propostas até fim do mês

Após a fase de submissão, as propostas que respeitem os critérios estabelecidos serão avaliadas por uma comissão composta por representantes da AMA e das entidades responsáveis pela possível implementação das iniciativas.
Cristina Bernardo
14 Janeiro 2025, 16h08

Até 30 de janeiro de 2025, todos os cidadãos têm a oportunidade de enviar as suas propostas para melhorar a sua relação com o Estado e com os serviços públicos através do participa.gov. no âmbito do Simplex 2025.

Após a fase de submissão, as propostas que respeitem os critérios estabelecidos serão avaliadas por uma comissão composta por representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e das entidades responsáveis pela possível implementação das iniciativas.

As ideias aprovadas serão então submetidas a votação, permitindo que todos os cidadãos expressem a sua opinião sobre as propostas que considerem mais relevantes.

Por forma a garantir a transparência e a equidade, a votação será realizada através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

A Agência para a Modernização Administrativa, em conjunto com o Governo, está a promover o Simplex 2025, que desta vez é uma edição ainda mais participativa, que pretende identificar e resolver as principais dificuldades de cidadãos e empresas na sua relação com o Estado e com os serviços públicos.

Esta nova edição do Simplex 2025 amplifica ainda os canais de participação, convidando cidadãos e empresas a se envolverem ativamente para propor soluções que tornarão os serviços públicos mais próximos e adaptados às reais necessidades da população.

“Com este desígnio, até 30 de janeiro de 2025, todos os cidadãos nacionais maiores de idade, bem como cidadãos estrangeiros que residam legalmente em Portugal, têm a oportunidade de enviar as suas propostas”, revela a instituição pública.

O Simplex 2025 “inova ao adotar um conjunto de ferramentas que otimizam tanto a participação como a implementação das medidas, como uma plataforma que permite a submissão de ideias de forma mais intuitiva e acessível, e metodologias colaborativas para implementar soluções em menos tempo”, explica a agência.

A Agência para a Modernização Administrativa é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: Transformação Digital, Serviço Público Omnicanal e Simplificação Administrativa, encontrando-se sob superintendência e tutela da Ministra da Juventude e Modernização.

Recorde-se que o Simplex, lançado em 2006, é um programa dedicado à simplificação e desburocratização administrativa e legislativa, com o objetivo de tornar mais fácil a interação entre cidadãos, empresas e a Administração Pública. A iniciativa abrange várias áreas de intervenção do Estado, que assumem o compromisso de implementar medidas para a modernização e simplificação dos serviços públicos.

“O Simplex tem sido fundamental na simplificação da Administração Pública, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes. Com o Simplex 2025 damos um passo importante ao integrar novas tecnologias, tornando o processo mais ágil e ampliando os canais de participação, garantindo um serviço público ainda mais próximo e eficiente para todos”, destaca a presidente da AMA, Sofia Mota.

 

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