[weglot_switcher]

Agente desportivo Jorge Mendes é o 35.º mais rico de Portugal com fortuna de 411 milhões

Jorge Mendes é o fundador da empresa Gestifute, criada em 1996, e tornou-se uma referência mundial na gestão de carreiras desportivas. Está no ranking da Forbes como uma das personalidades mais ricas de Portugal com património avaliado em 411 milhões de euros.
6 Fevereiro 2025, 07h00

O empresário Jorge Mendes é o 35.º mais rico de Portugal, de acordo com o ranking dos 50 portugueses mais ricos da Forbes. Segundo a revista, o empresário tem um património avaliado em 411 milhões de euros.

Jorge Mendes é o fundador da empresa Gestifute, criada em 1996, que se dedica à gestão de carreiras de profissionais desportivos, que fazem parte do seu portefólio de investimentos. Esta empresa pertence a uma holding, Start SGPS, que inclui ainda a Polaris Sports, Gestifute Media e a Gestifute International.

Dados de 2022 mostram que o lucro do grupo duplicou face a 2021, tendo atingido os 32,7 milhões de euros, enquanto o EBITDA da holding chegou aos 44 milhões de euros.

O gestor de carreiras desportivas ficou conhecido por ter agenciado o craque português Cristiano Ronaldo, tendo intermediado a transferência do jogador para o Real Madrid e depois para a Juventus. Jorge Mendes também foi responsável por nova transferência mediática: a de João Félix do SL Benfica para o Atlético de Madrid em 2019, que ainda hoje é mais avultada de sempre do futebol português (127 milhões de euros).

Com tantas transferências efetuadas no futebol mundial, e o reconhecimento dos seus pares, o gestor foi galardoado, por vários anos consecutivos, como o melhor agente, prémio atribuído pela Globe Soccer.

Jorge Mendes também entrou no ranking do ano passado, tendo na altura ficado no 37.º lugar, com uma fortuna estimada em 373 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.