[weglot_switcher]

Águas de Santarém lança marca própria de água

O lançamento da marca águAS contempla uma nova garrafa reutilizável, um rótulo e um posicionamento de marca semelhante a qualquer outra insígnia de água.
19 Outubro 2020, 08h10

A Águas de Santarém, empresa municipal detida pela autarquia scalabitana, anunciou o lançamentono mercado nacional de uma marca de água, a ‘águAS, Natural de Santarém’, uma medida que os responsáveis da empresa consideram vir reforçar a sustentabilidade e incentivar ao consumo de água da torneira.

“A empresa A.S. – Empresa das Águas de Santarém – EM, S.A., entidade gestora da água e saneamento no concelho de Santarém, anuncia a nova marca amiga do ambiente: a “águAS, Natural de Santarém”, destaca um comunicado da referida empresa, acrescentando que “a sustentabilidade é palavra-chave por detrás desta novidade, pretendendo que a água do município chegue a todos, de todas as formas”.

“O lançamento contempla uma nova garrafa reutilizável, um rótulo e um posicionamento de marca semelhante a qualquer outra insígnia de água”, adianta o referido comunicado.

A propósito desta campanha, o presidente do conselho de administração da empresa Municipal A.S – Águas de Santarém, Ramiro Matos, explica que “este é um momento muito importante para a Águas de Santarém”.

“Temos vindo a traçar um percurso de credibilidade e confiança, alicerçado na sustentabilidade e no consumo responsável. Queremos reforçar que a água da torneira da nossa região é uma das melhores a nível nacional e que é plenamente apta ao consumo humano e que ao consumi-la estamos a beneficiar o nosso meio ambiente”, garante este responsável.

A marca foi apresentada no final da semana passada na sessão inaugural do evento ‘Sabores e Saberes – 40 anos de História’, encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e pelo presidente do conselho de administração da empresa Municipal A.S – Águas de Santarém, que ofereceram a garrafa n.º1 detsa nova marca ao Chef José Avillez.

A nova marca de água continuará presente nesta iniciativa até 25 de outubro, através de um ‘stand’ próprio, estando em todos os balcões de ‘showcooking’, bem como nos restaurantes aderentes e para todas as atividades que implicam a sua utilização.

“Paralelamente, será lançada uma campanha de comunicação integrada e multicanal, no sentido de chamar a atenção para o consumo da água do concelho, uma das melhores do país. As garrafas, que se enchem com água da torneira, são reutilizáveis e serão também distribuídas em escolas, entidades públicas, entre outros”, revela o referido comunicado”.

“A marca de água que não deixa marca no planeta”, defendem os responsáveis desta iniciativa.

“Com o indicador água segura a manter os 99 % (98,66 %), beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade, conforme demonstram os dados do relatório anual sobre o ‘Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano’, referente ao ano de 2019. Este desempenho confirma a tendência de excelência na qualidade da água para consumo humano, colocando Portugal Continental ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental”, destaca o comunicado da Águas de Santarém.

Segundo essa nota, “as garrafas de água constituem o quinto artigo mais encontrado nas limpezas das zonas costeiras, tendo um impacto significativamente negativo no planeta, considerando que o plástico tem um processo de degradação de até 450 anos”.

“Torna-se premente um gesto simples – a utilização de uma garrafa de água reutilizável, como a da marca águAS, para consumo de água canalizada. Um recurso natural, saudável, sustentável e sempre disponível: basta abrir a torneira”, advogam os resposnáveis desta empresa municipal.

A Águas de Santarém – EM, SA, é a empresa responsável pela conservação da qualidade da água do concelho de Santarém, pelo respetivo controlo e pelo desenvolvimento da rede de saneamento.

“Esta visão integrada permitirá, no futuro, uma melhoria global dos níveis de abastecimento e cobertura da rede de saneamento em todo o concelho de Santarém”, garante o comunicado em questão.

A A.S. – Empresa das Águas de Santarém – EM, S.A foi constituída a 14 de Dezembro de 2007 com 100% de capital público e iniciou a sua atividade no dia 1 de Fevereiro de 2008.

“Será responsável pelo período de 40 anos, pela distribuição de água ao domicílio e pela recolha e drenagem de águas residuais do município de Santarém, substituindo os Serviços Municipalizados e a Câmara Municipal, até à data responsáveis pelos referidos serviços”, assume o mesmo comunicado, adiantando que, “para atingir os objetivos para que foi criada, a melhoria do serviço prestado à população e a resolução do problema do saneamento no concelho, serão investidos mais de 60 milhões de euros, prevendo-se que nos primeiros quatro anos da atividade se invista cerca de 70% desse montante”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.