[weglot_switcher]

Águas Vale do Tejo investe 3,2 milhões de euros na reabilitação do sistema de abastecimento de Portel

O investimento da Águas Vale do Tejo conta com um milhão de euros de financiamento europeu, através do FEDER, o que representa 33% do valor total.
17 Novembro 2025, 11h31

A Águas do Vale do Tejo recebeu aprovação para um financiamento europeu destinado à ampliação e reabilitação do sistema de abastecimento de água do concelho de Portel. O investimento total atinge os 3,2 milhões de euros com o financiamento europeu, através do FEDER, a chegar a 1.044.784 euros (33% do total).

“O projeto contempla a construção de 20,74 km de novas condutas, novos reservatórios e ampliação da capacidade de armazenamento, reabilitação de captações, a modernização de equipamentos de controlo e monitorização e a otimização dos vários processos inerentes à operação”, salienta a empresa.

Isso permitirá beneficiar os 5.747 habitantes de Portel, que passarão a dispor de um “abastecimento de água mais fiável e eficiente, para além de substanciais ganhos ambientais e económicos evidenciados na redução de perdas de água, em 52%, e do consumo energético, em 25%, contributos essenciais para a redução da pegada carbónica e dos custos operacionais”, salienta a  empresa.

“A empreitada para a modernização do abastecimento de água em Portel, enquadrada nas prioridades do Portugal 2030 e nos compromissos nacionais e europeus de eficiência na gestão dos recursos hídricos, garante à população de Portel o acesso a água potável de qualidade de forma contínua e sustentável, encontra-se em execução e a sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026”, confirma a Águas do Vale do Tejo.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.