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AHRESP e SDR Portugal assinam protocolo para recolha e reciclagem de embalagens

“Além dos equipamentos a instalar no setor do retalho, o SDR Portugal pretende assegurar também a recolha destas embalagens no canal HORECA, muito significativo para a obtenção dos resultados a obter com o futuro SDR”, explica Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal.
Andrea Comas/Reuters
1 Março 2023, 12h03

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a SDR Portugal assinaram um protocolo de colaboração para desenvolvimento do Sistema de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal no canal HORECA.

O protocolo prevê a estreita colaboração entre as entidades com vista à implementação de um sistema que facilite a participação das empresas do canal HORECA e à realização de ações de formação aos associados da AHRESP.

Em comunicado é referido que “o SDR Portugal, candidato à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em Portugal, e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento e implementação de um SDR eficaz e eficiente no contexto do canal HORECA”.

O objetivo do SDR é aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido.

“O protocolo pressupõe uma estreita colaboração entre a AHRESP e o SDR Portugal com vista à implementação de um sistema que facilite a participação de todos os consumidores, de acordo com o modelo proposto e considerando os estudos efetuados pelo SDR Portugal e o enquadramento regulatório que venha a ser definido pela legislação”, adianta a nota.

O SDR Portugal e a AHRESP assumem o compromisso de colaborar no desenvolvimento de soluções eficazes para a recolha de embalagens de uso único e de devolução de valores de depósito no contexto do canal HORECA.

As duas entidades também vão colaborar na realização de ações de formação e divulgação junto dos associados da AHRESP, assim como na participação em eventos, estudos e grupos de trabalho que venham a ser identificados como oportunos para um melhor conhecimento, funcionamento e avaliação do SDR proposto.

Segundo o comunicado, o mercado português de bebidas no canal HORECA é formado por cerca de 80.000 estabelecimentos e estima-se que nele sejam comercializadas 1,2 mil milhões de bebidas. A solução proposta pelo SDR Portugal pressupõe a recolha da totalidade das embalagens de uso único de todos estes estabelecimentos, aos quais acrescem cerca de 10.000 do comércio tradicional.

O SDR Portugal prevê ainda implementar em todo o território nacional e em 2.600 grandes superfícies de retalho um total de 3.600 máquinas de recolha, equipamento de retoma com tecnologia integrada que permite a aceitação de embalagens usadas.

Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, destaca em comunicado que “o protocolo assinado entre o SDR Portugal e a AHRESP demonstra a robustez da solução proposta e a sua adequação às necessidades de recolha de embalagens de bebidas de uso único em Portugal”.

“Além dos equipamentos a instalar no setor do retalho, o SDR Portugal pretende assegurar também a recolha destas embalagens no canal HORECA, muito significativo para a obtenção dos resultados a obter com o futuro SDR”, explica Leonardo Mathias.

“A relação agora estabelecida com a AHRESP é mais uma evidência de que a solução que preconizamos para o futuro sistema de depósito e reembolso a instituir no nosso país, complementar ao sistema existente, possui a segurança para contribuir de forma significativa para que Portugal atinja as metas com que está comprometido”, acrescenta o presidente do SDR Portugal.

Já Carlos Moura, presidente da AHRESP, ressalva a importância deste protocolo que “vai ao encontro da estratégia de sustentabilidade que a AHRESP tem imprimido ao setor e às empresas suas associadas”.

De acordo com o presidente da AHRESP “é crucial que o SDR tenha em consideração os constrangimentos das empresas na sua operação diária, sobretudo a falta de espaço de armazenagem, a logística associada ao processo de devolução destas embalagens e a cobrança de um valor de depósito ao consumidor”. Carlos Moura considera que “é preciso facilitar o trabalho às empresas, se queremos que estas se empenhem em todo este processo que se pretende que seja verdadeiramente eficaz e com o menor impacto possível para as empresas”.

A SDR Portugal – Sistema de Depósito e Reembolso é constituído por empresas da indústria das bebidas e dos retalhistas que operam em Portugal, nomeadamente a Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, Coca-Cola, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, Unilever Fimae as Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (que constituem a Associação Circular Drinks e representam 90% de quota da Indústria de Bebidas Refrescantes) e as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, MCSonae, Mercadona, makro e Dia Portugal (que constituem a Associação SDRetalhistas e que somam mais de 80% do total do mercado da distribuição português).

 

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