[weglot_switcher]

AICCOPN assegura nova tabela salarial para o sector da construção

Em comunicado, a AICCOPN afirma que tanto as novas tabelas salariais como o novo valor do subsídio de refeição diário, de 7,50 euros, produzem efeitos a 1 de janeiro de 2024.
Jose Manuel Ribeiro/Reuters
28 Fevereiro 2024, 16h07

O sector da construção vai ter uma nova tabela salarial e um novo valor do subsídio de refeição diário, de 7,50 euros, bem como a eliminação do ‘bónus’ de férias em função da assiduidade dos trabalhadores.

Estas mudanças foram possíveis através da conclusão de um acordo de revisão do contrato coletivo de trabalho (CTT), através da associação dos industriais da construção civil e obras públicas (AICCOPN).

Em comunicado, a AICCOPN afirma que tanto as novas tabelas salariais como o novo valor do subsídio de refeição diário produzem efeitos a 1 de janeiro de 2024.

“No âmbito do acordo foi também assumido pelas partes o compromisso de dar continuidade ao trabalho que está a ser desenvolvido de revisão e atualização das categorias profissionais do CCT e de dar seguimento à negociação em curso, para a alteração de outras cláusulas do aludido CCT”, refere a AICCOPN na mesma nota.

A AICCOPN sublinha a necessidade de “potenciar a atração, a captação e a manutenção de recursos humanos no sector, para responder ao desafio nacional de concretização do plano de investimentos previstos para Portugal”.

“O presente acordo reflete o sentimento manifestado pelas empresas, no sentido de reforçar a valorização dos seus recursos humanos, como forma de dar continuidade à modernização, industrialização e dignificação do Setor da Construção e do Imobiliário, enquanto motor da economia nacional”, salienta a AICCOPN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.