[weglot_switcher]

AIP debate Quadro Financeiro Plurianual e o seu impacto na economia

A Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI) organiza uma conferência dedicada ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia 2028–2034, focada nos desafios geopolíticos atuais e no impacto.
18 Novembro 2025, 17h42

A Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI) organiza, no dia 20 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa uma conferência dedicada ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia 2028–2034, focada nos desafios geopolíticos atuais e no impacto que o próximo ciclo de financiamento europeu poderá ter na economia portuguesa.

O encontro reunirá decisores políticos, académicos, representantes das instituições europeias e especialistas em políticas públicas, promovendo um debate alargado sobre as prioridades estratégicas da União Europeia e as oportunidades para Portugal no contexto económico e internacional em transformação.

Segundo José Eduardo Carvalho, presidente da AIP “o próximo Quadro Financeiro Plurianual será decisivo para reforçar a competitividade das empresas portuguesas. É fundamental que Portugal saiba aproveitar plenamente as oportunidades deste novo ciclo europeu, promovendo o investimento produtivo, a inovação e o crescimento sustentado da nossa economia.”

O evento pretende promover um debate estratégico sobre o futuro do financiamento europeu, num contexto marcado pela crescente complexidade geopolítica, transições energética e digital, pressões orçamentais e necessidade de reforço da competitividade europeia. Serão abordados temas como: as prioridades de investimento do próximo QFP 2028–2034; os impactos esperados nas empresas portuguesas e nos setores produtivos; o papel de Portugal na definição das políticas europeias; e os desafios institucionais da UE face ao alargamento e à instabilidade internacional.

A iniciativa insere-se na missão da AIP-CCI de promover reflexão estratégica e apoiar as empresas nacionais no aproveitamento das oportunidades de financiamento resultantes das políticas públicas europeias.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.