Airbnb pagou 3,5 milhões de euros a Lisboa e Porto em taxas turísticas nos primeiros seis meses do ano

Desde 2016, no total, a empresa de alojamento local cobrou 9,1 milhões de euros em taxas turísticas, entregues às câmaras municipais de Lisboa e do Porto.

Nos primeiros seis meses de 2018, a empresa de alojamento local Airbnb cobrou 3,5 milhões de euros em taxas turísticas só nas cidades de Lisboa e Porto, tendo entregue esse valor às respetivas câmaras municipais. Desde 2016, no total, a empresa cobrou 9,1 milhões de euros em taxas turísticas nas cidades de Lisboa e Porto.

Através de um comunicado emitido hoje, a Airbnb informa que em relação à Câmara Municipal de Lisboa foram cobrados através do site de reservas e subsequentemente entregues aos cofres do município 2,6 milhões de euros em taxas turísticas.

Na cidade do Porto, por sua vez, onde a taxa turística foi instituída em março e tem acordo com a Airbnb desde abril, foram cobrados 963 mil euros em apenas três meses, entregues à Câmara Municipal do Porto.

Relacionadas

Alojamento local sobe nas preferências dos portugueses

O estudo “Observador Cetelem Férias de Verão 2018” concluiu que esta será a escolha de 23% dos portugueses para descansar este ano. Contudo, a estada na casa de amigos e família mantém-se no topo das preferências.

Gentrificação e turistificação da cidade ou… É a financeirização da habitação, estúpido!

A nossa tese é que a emergência e o recente desenvolvimento extraordinário do setor do imobiliário de luxo em Lisboa – manifestação mais visível na paisagem urbana do processo de super-gentrificação – tem de ser compreendido num contexto de governança urbana neoliberal, promotora de estímulos ao mercado e à iniciativa privada, mas também nas geografias neoliberais dos fluxos transnacionais de capitais à escala global.

Jeff Johnson: “Temos de garantir que atividade económica tem de servir a sociedade”

O economista da Organização Internacional do Trabalho defende que atividades como a Uber ou Airbnb estão a trazer novos desafios ao mercado do trabalho e avisa que é preciso garantir que o emprego é digno e produtivo.

Respostas Rápidas. Saiba como usar a sua casa para alojamento local

Registo, impostos, publicidade ou seguros. Perceba o que envolve a criação de um alojamento local.

Airbnb diz estar “comprometida em ser o mais transparente possível” com os clientes

Esta posição surge um dia depois da Comissão Europeia instar o serviço Airbnb a harmonizar as suas condições de utilização com as normas de defesa do consumidor da União Europeia (UE) e a ser mais transparente na apresentação dos preços, sob pena de sofrer medidas coercivas.
Recomendadas

Tomás Correia multado em 1,5 milhões de euros pelo Banco de Portugal

Tomás Correia, responsável da Associação Mutualista Montepio Geral foi multado pelo Banco de Portugal (BdP) por “irregularidades graves realizadas quando exercia o cargo do presidente da Caixa Económica, entre 2008 e 2015.

Prolongar um contrato de arrendamento além de 30 anos implica pagar IMT

Os arrendamentos de longa duração e não renováveis que sejam alvo de uma extensão do prazo e se prolonguem para além dos 30 anos implicam o pagamento de Imposto Municipal sobre Transações (IMT) por parte do inquilino.

SAD do Benfica propôs a venda do Estádio da Luz e da Benfica TV ao SLB por 100 milhões

Avaliados em 99,27 milhões de euros, o Estádio da Luz e a Benfica TV poderão ser adquiridos pelo clube SLB, contra o respetivo pagamento a 25 anos. Desta forma os dois ativos benfiquistas poderão deixar de ser detidos pela SAD do Benfica.
Comentários