[weglot_switcher]

Alcochete, Barreiro, Mafra e Montijo registaram maior subida no preço das casas no terceiro trimestre de 2019

Os quatro municípios localizados na zona periférica de Lisboa verificaram crescimentos homólogos no patamar dos 25%, segundo os dados apresentados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
7 Janeiro 2020, 16h03

Os municípios do Montijo, Barreiro e Alcochete, na margem Sul do Tejo e de Mafra, a norte de Lisboa, foram os quatro mercados que registaram o maior crescimento homólogo nos preços das casas em Portugal no terceiro trimestre de 2019, com variações no patamar dos 25%, de acordo com os dados apresentados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, esta terça-feira, 7 de janeiro.

Este indicador que acompanha a evolução dos preços de venda das casas em Portugal Continental, monitorizando 278 concelhos além de apurar os resultados nacionais agregados, revelou que no trimestre em análise foram os mercados periféricos de Lisboa os que mais valorizaram em todo o país, concentrando 15 dos 21 concelhos nacionais, onde a subida homóloga dos preços das casas no terceiro trimestre de 2019 foi superior a 15%.

A cidade de Lisboa verificou um crescimento homólogo de 9,7%, enquanto as zonas metropolitanas de Almada, Sesimbra, Amadora, Moita, Seixal, Sintra e Setúbal, observaram variações homólogas de 24,9% a 20,0%. Com aumentos acima dos 15% encontram-se Oeiras, Odivelas, Vila Franca de Xira e Palmela, mercados onde a valorização homóloga no terceiro trimestre se situou entre os 17,7% e os 15,9%.

Dentro da Área Metropolitana de Lisboa (AML) somente a capital, Cascais e Loures ficaram abaixo do patamar dos 15%. A nível nacional, os restantes seis concelhos acima dos 15% situam na Área Metropolitana do Porto (AMP). A cidade do Porto registou uma subida de 23,8%, apresentando contudo, uma desaceleração de mais de 9 pontos percentuais face aos 32,9% do final de 2018.

A cidade de Matosinhos, com uma variação de 25%, é o concelho da região do Porto que observou a maior subida de preços, destacando-se também Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Espinho, com variações entre os 21,9% e 18,7%, além de Valongo, onde a subida ficou nos 15,3%. Nos restantes municípios da AMP, Gondomar registou uma subida dos preços de 14,3%, seguido de Gaia (11,4%) e Maia (10,6%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.