O ministério alemão da Economia deu uma garantia pública para um financiamento até 270 milhões de dólares ao projeto da mina de lítio do Barroso, em Boticas, distrito de Vila Real.
A agência alemã para as exportações (Euler Hermes) confirmou a “elegibilidade em princípio” do projeto numa Carta de Interesse (LoI) não vinculativa, revela hoje a Savannah.
“Este potencial apoio financeiro assenta no fornecimento de lítio à Alemanha através do acordo Heads of Terms da Savannah com a AMG para concentrado de espodumena de 90 ktpa durante 10 anos”, segundo o comunicado da empresa mineira.
Recorde-se que a AMG e a Savannah assinaram uma parceria estratégica em junho para o fornecimento de concentrado de espomodena que prevê o fornecimento de concentrado de espomodena de 45 ktpa durante 5 anos, mas isto pode ser aumentado para 90 ktpa durante 10 anos se a AMG vier a “fornecer uma solução aceitável de financiamento completo para a construção do projeto”.
“80% de um empréstimo coberto pelo UFK [garantia de empréstimo desvinculado] seria garantido pela República Federal da Alemanha. Isto proporciona uma base atrativa para suporte a um financiamento de até 270 milhões de dólares (limitado a 60% do CAPEX do projeto) atribuído pelo KfW IPEX-Bank da Alemanha e/ou por outros bancos”, segundo o comunicado hoje divulgado.
A mineira britânica destaca o “histórico de longa data do KfW IPEX-Bank (o banco de investimento do Estado Alemão e um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo) na prestação de financiamentos para projetos de desenvolvimento mineral a nível mundial faz com que esteja bem posicionado para reconhecer as características diferenciadoras do Projeto Savannah e a sua importância para o futuro do setor automóvel europeu”.
Quais os próximos passos? “A Savannah, o KfW IPEX-Bank e a AMG passarão para a “Fase de Financiamento de Projeto” dos processos do KfW IPEX-Bank e da Euler Hermes AG. Esse passo incluirá uma nova due diligence realizada pelo KfW IPEX-Bank, pela Euler Hermes AG e pelos seus consultores, cobrindo entre outros questões económicas, técnicas, jurídicas e de ESG antes que qualquer empréstimo potencial e termos associados possam ser confirmados. A Empresa fará novos anúncios conforme apropriado”.
No comunicado, o CEO Emanuel Proença disse: “A possibilidade de obter uma parte substancial do financiamento global do Projeto ao abrigo deste esquema de garantia de empréstimos do Governo Alemão torna o financiamento da dívida do Projeto mais atraente para os financiadores e oferece a oportunidade de custos e juros mais baixos para os nossos acionistas. O apoio do governo alemão e do KfW IPEX-Bank, um banco tier-1 a nível global, reforça claramente para todas as partes interessadas o significado estratégico e a qualidade do Projeto, e a abordagem responsável que a Savannah está a adotar no seu desenvolvimento”.
“O financiamento da dívida representa um elemento-chave na solução de financiamento global do Projeto. O trabalho está a progredir bem em fontes complementares de fundos, incluindo financiamento de outros organismos governamentais ou supranacionais (capital, subsídios, dívida) e potenciais clientes e investidores estratégicos adicionais. Ainda há um trabalho significativo pela frente para levar o Projeto à construção e produção, mas a Savannah está a avançar com grande confiança e propósito”, pode-se ler.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com