[weglot_switcher]

Alemanha continua a ser o principal destino dos automóveis portugueses

A produção automóvel subiu em 2025 com a larga maioria dos veículos a destinarem-se à exportação, com a Europa em destaque.
Porsche
16 Janeiro 2026, 12h59

A produção automóvel em Portugal subiu 3% em 2025 para 341.361 unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) esta sexta-feira.

Por segmentos, a produção de ligeiros de passageiros subiu mais de 3% para 269.469 viaturas, com a produção de ligeiros de mercadorias a valorizar 0,2% para 68.809 unidades e com o fabrica de veículos pesados a ganhar mais de 5% para 3.084 automóveis.

A ACAP destaca que a produção representa 129% do número de viaturas vendidas no país, isto é, produzem-se mais veículos em Portugal do que se vende.

Da produção total, 98% destinou-se às exportações, “o que contribui de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa”.

A Europa continua a ser o principal mercado líder nas exportações, pesando 88%: Alemanha (19%), Itália (12%), Turquia (11%), França (11%) e Espanha (10%) a liderarem.

Depois da Europa, segue-se África (4%), com Marrocos a liderar (2%), e as Américas (3%).

Apesar dos bons resultados anuais, o mês de dezembro registou uma quebra de 17% na produção total para 21.079 unidades, sendo de destacar a quebra nos ligeiros de passageiros (-19%) e nos ligeiros de mercadorias (-8%), com os veículos pesados a subir 23%.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.