A União Europeia e a Alemanha anunciaram este sábado que já chegaram a acordo, no que diz respeito ao futuro dos carros com motores de combustão interna. No entendimento, ficou previsto que, mesmo após 2035, será permitida a venda de automóveis com esse tipo de motor, desde que usem combustíveis que sejam considerados neutros, em termos de emissões poluentes.
“Chegámos a um acordo com a Alemanha sobre a futura utilização de combustíveis sintéticos nos automóveis”, indicou o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Pacto Verde Europeu, Frans Timmermans, numa mensagem partilhada no Twitter.
https://jornaleconomico.pt/noticias/alemanha-e-italia-travam-obstaculos-a-venda-de-veiculos-a-combustao-ate-2035-1001691
Já o ministro dos Transportes alemão, Volker Wissing, escreveu na mesma rede social que ficou previsto que os veículos de combustão interna que usam combustíveis neutros, em termos climáticos, poderão continuar a ser registados mesmo após 2035.
A proposta inicial de Bruxelas, convém explicar, previa a eliminação da venda de carros novos que emitissem dióxido de carbono, banindo, na prática, os automóveis com motor de combustão interna.
Essa ideia não agradava, porém, a Alemanha, país que estava, assim, a bloquear esta medida, uma das mais emblemáticas da política climática da União Europeia. O acordo agora conseguido levará a Alemanha a levantar o seu veto.
Os combustíveis sintéticos são produzidos sintetizando emissões de dióxido de carbono capturadas e hidrogénio produzido utilizando eletricidade renovável ou isenta de dióxido de carbono.
Ainda que quando utilizados num motor libertar dióxido de carbono, a ideia é que estes combustíveis são neutros, já que as emissões são iguais à quantidade capturada para a produção do combustível.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com