[weglot_switcher]

Alemanha/Eleições: Sánchez felicita conservadores pela vitória

O bloco conservador liderado por Friedrich Merz venceu as eleições legislativas alemãs com 28,6% dos votos, de acordo com dados oficiais, e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, consagrou-se a segunda força, com 20,8%.
24 Fevereiro 2025, 09h37

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, felicitou, esta segunda-feira, o conservador alemão Friedrich Merz pela vitória da União Democrata-Cristã (CDU) nas eleições de domingo na Alemanha e defendeu que uma “Europa forte” exige trabalho em conjunto.

“Uma Europa forte exige que trabalhemos unidos para enfrentar os desafios comuns. Mais competitividade, autonomia estratégica e transição ecológica e digital”, escreveu Sánchez na rede social X.

O bloco conservador liderado por Friedrich Merz venceu as eleições legislativas alemãs com 28,6% dos votos, de acordo com dados oficiais, e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, consagrou-se a segunda força, com 20,8%.

O Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler cessante Olaf Scholz, obteve cerca de 16,4% nas eleições de domingo, enquanto os Verdes, parceiro de coligação, tiveram cerca de 11,6% dos votos. A Esquerda (Die Linke) alcançou cerca de 8,8%, acima dos 4,9% de 2012.

O líder conservador, Friedrich Merz, precisará de parceiros para formar governo.

O candidato dos Verdes a chanceler, Robert Habeck, afirmou no domingo que está disposto a continuar a assumir responsabilidades no governo, caso Merz coloque essa hipótese.

O partido liberal FDP, que Merz esperava ter do seu lado, não conseguiu atingir o limite mínimo de 5% necessário para entrar no Bundestag, o parlamento da Alemanha.

Alice Weidel, líder da AfD, insistiu no domingo à noite que está disponível para negociações, mas Merz reiterou que rejeita coligações com a extrema-direita, mantendo o ‘cordão sanitário’ contra a direita radical.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.