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Alemanha: índice de confiança do consumidor afunda para 23 pontos negativos

A confiança do consumidor na Alemanha piorou e continua a apresentar resultados desanimadores, que confirmam que o ‘motor da Europa’ está a precisar de afinação.
27 Novembro 2024, 11h56

A confiança do consumidor alemão está num dos piores níveis dos últimos tempos – marcada pelas expectativas negativas em torno da perda de emprego e de uma potencial recessão que se avoluma no horizonte. A tradicional pesquisa do instituto Gfk projeta que o índice de confiança cairá para 23,3 pontos negativos em dezembro, face aos 18,4 pontos também negativos de novembro.

O resultado de novembro ficou abaixo da previsão de analistas consultados pela FactSect, que era de menos 19 pontos. O GfK baseia-se em dados do mês para projetar a confiança do consumidor no mês seguinte e os resultados dificilmente podiam ser piores. Mais: com a crise política em regime de permanência, ninguém acredita que o índice venha a melhorar nos próximos meses.

Nunca antes, dizem os analistas do mês de março do próximo ano – ou seja, depois das eleições antecipadas que decorrerão a 23 de fevereiro. Tudo indica que os social-democratas do SPD vão perder as eleições – o que, dizem alguns, sai ainda mais reforçado depois de o partido ter decidido manter o atual chanceler, Olaf Scholz como o seu candidato à liderança do próximo governo.

Convém recordar que o SPD está, nas sondagens de opinião, em terceiro lugar, com apenas metade das intenções de voto dos democratas-cristãos da CDU. Acima dos social-democratas está ainda o partido neo-nazi Alternativa para a Alemanha (AfD), que tem sido um dos mais destacados na oposição à coligação entretanto desfeita entre social-democratas, liberais e Verdes.

Na frente económica, A Alemanha está a atravessar um período de forte pressão, num quadro em que não está a conseguir vencer a concorrência externa – muito à conta do aumento dos preços da energia.

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