[weglot_switcher]

Alemanha investe 86 mil milhões de euros para modernizar ferrovias

Governo e Deutsche Bahn irão alocar em média 8.600 milhões de euros por ano para renovar os trilhos, as estações ferroviárias, bem como o sistema de fornecimento e sinalização de eletricidade.
14 Janeiro 2020, 19h29

O governo da Alemanha e a operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) assinaram esta terça-feira um contrato para modernizar e renovar a rede ferroviária do país nos próximos dez anos. A transformação dos caminhos-de-ferro compreende um investimento de 86 mil milhões de euros (62 mil milhões de euros do executivo e 24 mil milhões de euros da DB).

As partes irão, assim, alocar em média 8.600 milhões de euros por ano para renovar os trilhos, as estações ferroviárias, bem como o sistema de fornecimento e sinalização de eletricidade.

O documento foi rubricado pelo ministro alemão dos Transportes e da Infraestrutura Digital, Andreas Scheuer, pelo CEO da Deutsche Bahn, Richard Lutz, e pelo diretor do departamento de Infraestruturas da empresa, Ronald Pofalla (ex-ministro Federal dos Assuntos Especiais da Alemanha).

Para o governante que tutela os Transportes, desta forma, dá-se início a “uma era brilhante” para a ferrovias germânica. “Assinamos o programa de modernização mais ambicioso já feito na Alemanha”, disse. Não obstante, a cerimónia contou ainda com a presença de Olaf Scholz, responsável pela pasta das Finanças. “Os investimentos têm prioridade para o governo federal”, completou Olaf Scholz.

Esta aposta do governo liderado por Angela Merkel insere-se na estratégia alemã de redução das emissões de dióxido de carbono.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.