O preço da manteiga na Alemanha apresentou uma queda inesperada no país, enquanto outros produtos alimentares registam um aumento de preço na casa dos dois dígitos. Esta queda inesperada tornou-se a grande esperança na luta contra a inflação na Europa, escreve o “El Economista” esta terça-feira.
Depois de se registar uma descida nos preços da energia, o aumento dos preços dos alimentos tornou-se a principal fonte de inflação para os consumidores da zona Euro, onde segundo o jornal “El Economista” não foi verificado qualquer tipo de diminuição no preço da manteiga.
Desde o início do ano passado, o preço dos alimentos disparou 20%, o que levantou algumas preocupações entre os políticos e os bancos centrais. Este aumento de preço dos alimentos tem um impacto sério na economia.
Segundo os economistas e especialistas no sector, espera-se que os fatores que causaram a queda de 30% no preço da manteiga na Alemanha, impulsionada principalmente pela redução dos custos para os produtores de laticínios, comecem a ter um impacto mais amplo tanto na Alemanha como na Europa.
Este fenómeno na Alemanha é único, uma vez que a contratação de preços é feita entre os produtores e os vendedores.
Ao jornal “Financial Times”, Thomas Carstensen, vice-presidente da Arla Foods da Dinamarca, afirmou que este pode ser um “importante indicador” para o preço de outros produtos lácteos e restantes alimentos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com