[weglot_switcher]

Algarve recebeu quase meio milhão de turistas em setembro

Os mercados emissores com maior crescimento face ao homólogo foram de Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda e França. Os alemãs, apesar da quebra verificada, continuaram a ser a segunda origem de turistas para a região no mês em análise.
18 Novembro 2019, 18h07

A região do Algarve recebeu quase meio milhão de turistas no passado mês de setembro, de acordo com os dados apurados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

“A hotelaria algarvia registou 445 mil hóspedes e 1,9 milhões de dormidas do estrangeiro em setembro de 2019, valores que correspondem a variações homólogas positivas de 3,9% e de 1,3%, respetivamente. Também os proveitos (+7,2%) e as dormidas de residentes (+7%) voltaram a crescer naquele mês, ajudando a consolidar a posição do Algarve como principal destino de férias do país (…)”, destaca um comunicado do turismo de Portugal.

De acordo com esse documento, “em setembro, o setor do alojamento turístico algarvio registou 624,2 mil hóspedes e 2,56 milhões de dormidas, resultados para os quais muito contribuíram as performances do Reino Unido (+3,1% dormidas), de Portugal (+7%), da Irlanda (+7,7%), da Espanha (+4,8%) e da França (+1,1%)”.

“Ainda que o mercado alemão tenha dado alguns sinais de desaceleração no Algarve (-12,2% dormidas), seguindo a tendência verificada também no território nacional, ele mantém-se como o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o destino”, ressalva a nota do Turismo de Portugal.

Este organismo considera que “a estada média nos hotéis da região atingiu 4,11 noites e os proveitos dispararam, tendo no total apresentado um crescimento de 7,2%, atingindo 164,2 milhões de euros em setembro, ainda segundo o INE”.

“O Algarve concentrou 33,8% das dormidas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, cresceu em valor, movimentou 1,1 milhões de passageiros no aeroporto de Faro e assegurou a procura do mercado britânico, que subiu 7,6% em hóspedes, 3,1% em dormidas e 3,8% em passageiros. Setembro é, cada vez mais, um mês de época alta na região», afirma o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes.

Setembro é também um dos meses que costuma registar um pico de procura na prática de golfe: este ano, o mês de setembro ficou marcado pelas 135.277 voltas nos campos do Algarve, mais 2.351 voltas (+1,8%) do que em igual período do ano passado.

“Nos nove primeiros meses de 2019 o Algarve acumula 4,2 milhões hóspedes (+8%) na hotelaria classificada, 17,6 milhões de dormidas (+2,5%) e 1,07 milhões de euros de proveitos globais (+7,5%), revela o INE”, de acordo com o comunicado do Turismo de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.