A poucas horas de terminar o prazo para que os proprietários de alojamento local em Portugal façam prova de que estas unidades continuam operacionais, de acordo com o prazo estipulado pelo Governo, continuam a verificar-se os problemas técnicos que têm impossibilitado muitos proprietários de fazer esse registo.
Recordamos que o prazo para fazer esse registo termina esta quinta-feira, 7 de dezembro, às 23h59, e que os proprietários que não o fizerem, podem ver cancelado o seu registo de alojamento local por parte da câmara municipal da sua área geográfica.
Em declarações ao JE, Filipa Leitão de Aguiar, da direção da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), alerta que os problemas técnicos referentes à plataforma para o efeito, são apenas um dos três obstáculos que os titulares enfrentam neste processo de registo de prova.
Sobre a plataforma, esta responsável destaca que já funciona melhor “apesar de estar muito lenta e com muitos erros, principalmente no último passo do processo antes de finalizar o envio”.
Relativamente às outras duas questões que estão a dificultar o processo, a primeira passa pela forma de autenticação via cartão de cidadão/chave móvel digital e a dificuldade de acesso a essas ferramentas por parte de estrangeiros e idosos e ainda se mantêm dúvidas relativamente aos elementos a enviar que, como refere Filipa Leitão de Aguiar, “não foram esclarecidas”.
Alerta a ALEP que são esperados 120 mil registos no total nacional e que “entre as três semanas de atraso para a plataforma ficar disponível e o pedido de esclarecimentos que não chegaram, muitos titulares vão ficar impedidos de submeter prova de atividade”.
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