[weglot_switcher]

Altice investe dez milhões de euros na expansão da rede de fibra ótica em dez municípios

Atualmente, a rede de fibra ótica da Altice serve mais de 5,1 milhões de lares e empresas, mas o objetivo da operadora é chegar às 5,3 milhões de habitações. O objetivo passa por tornar Portugal “num dos primeiro países europeus com cobertura integral de fibra ótica”. 
2 Julho 2020, 11h09

A Altice Portugal anunciou esta quinta-feira uma nova vaga de investimento na região centro e norte, no valor de dez milhões de euros, para “reforço da expansão de fibra ótica de última geração”. A operadora de telecomunicações diz tratar-se de um “investimento privado, autónomo e totalmente voluntário”, para um país “mais equilibrado no acesso às oportunidades”.

“Uma dezena de municípios vão beneficiar do reforço das suas redes de fibra ótica e, em alguns casos, de rede móvel, em coberturas que em muitos casos superam os 90%. Abrantes, Cantanhede, Celorico da Beira, Constância, Covilhã, Figueira da Foz, Guarda, Mangualde, Pombal, Santa Maria da Feira são os municípios visados”, adianta o comunicado da empresa liderada por Alexandre Fonseca.

Atualmente, a rede de fibra ótica da Altice serve mais de 5,1 milhões de lares e empresas, mas o objetivo da operadora é chegar às 5,3 milhões de habitações. O objetivo é tornar Portugal “num dos primeiro países europeus com cobertura integral de fibra ótica”.

Para o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, o investimento anunciado revela que a empresa continua a “apostar no país”, assumindo-se “enquanto motor de desenvolvimento económico e social, para  lá de todas as fronteiras e densidades populacionais”.

O gestor defende, por isso, que a empresa que lidera assegura “proximidade, investimento, inovação, qualidade de serviço e responsabilidade social” com o país. A empresa aponta como prova disso mesmo o novo périplo que a comissão executiva da Altice Portugal começou a fazer na quarta-feira pelo território português, terminando esta quinta-feira, anunciando acordos, parcerias e investimentos com 20 municípios, nos distritos de Lisboa, Coimbra, Leiria, Faro, Guarda, Castelo Branco, Porto, Viseu e Santarém.

O investimento mais simbólico, que será inaugurado durante o périplo, é o novo Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Instituto de Engenharia de Coimbra, que nasceu de um protocolo da Altice Labs com a Universidade de Coimbra a pensar em projetos de inovação e desenvolvimento (I&D).  O AlticeLabs@ISEC representa um investimento de 120 mil euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.