[weglot_switcher]

Altice Portugal estabiliza receitas com 526 milhões de euros no quarto trimestre de 2018

Receitas da dona do Meo estabilizaram no último trimestre de 2018, com níveis de angariação de clientes mais elevados, a par de uma melhoria na taxa de desligamento e de uma subida da receita média por utilizador. EBITDA desce para 199 milhões, devido a investimentos em marketing e na rede.
28 Março 2019, 16h56

A Altice Portugal fechou o quarto trimestre de 2018 com receitas de 526 milhões de euros, valor que supera as previsões dos analistas e representa uma subida de 0,2% face ao trimestre anterior, com uma descida de 0,1% em termos homólogos. A empresa liderada por Alexandre Fonseca conseguiu, assim, estabilizar as receitas, justificando esta performance com níveis de angariação de clientes mais elevados, a par de uma melhoria na taxa de desligamento e de uma subida da receita média por utilizador (ARPU).

No agregado da faturação proveniente dos negócios fixo e móvel dos segmentos Consumo, Empresarial e Grossista, as receitas combinadas da Altice Portugal cresceram 0,7% no quarto trimestre, em termos homólogos. A empresa de telecomunicações acredita que este aumento de receitas combinadas não foi maior devido a “medidas regulatórias desfavoráveis, como é o caso do decréscimo das tarifas de terminação, e da autorregulação na subscrição do serviço IP Billing”, numa altura em que trava um braço-de-ferro com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).

“Refletindo a perda de margem bruta, especialmente no segmento Empresarial, e incremento dos custos operacionais de angariação, de marketing e de rede”, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ajustado da Altice Portugal fixou-se nos 199 milhões de euros – um valor que reflete um decréscimo de 13,8% em termos homólogos.

Já investimento (CAPEX) realizado nos últimos três meses do ano passado foi de 120 milhões de euros, menos sete milhões que no quarto trimestre de 2017. A Altice Portugal dá conta que o CAPEX do quatro trimestre reflete uma aposta,”em particular nas redes de single-RAN e Mobile Core e na manutenção das políticas comerciais de aquisição de novos clientes”.

Durante o ano de 2018, a Altice Portugal finalizou o projeto de modernização da rede móvel single-RAN, “suportando o incremento global de clientes ligados e de tráfego de dados em 4G, com resultados e impacto positivos nos respetivos indicadores de rede móvel”. Este investimento continua a “suportar o crescimento contínuo da base de clientes móveis pós-pago”.

A operadora acredita ter beneficiado “do acelerado investimento na expansão da cobertura de Portugal por fibra ótica durante todo o ano de 2018, tendo finalizado o ano com mais de 4,49 milhões de casas passadas com fibra [+120 mil no quarto trimestre de 2018]. A Altice Portugal mantém como objetivo de conseguir cobrir com fibra ótica até um total de 5,3 milhões de casas portuguesas.Já a infraestrutura de rede móvel atingiu a cobertura de 98,3% no 4G e de 74,6% no 4G+ em termos populacionais no final de 2018.

Em termos anuais, a Altice Portugal registou receitas consolidadas de 2.074 milhões de euros, menos 90 milhões que em 2017.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.