Luís Montenegro escolheu Álvaro Santos Pereira para conduzir os destinos do Banco de Portugal nos próximos cinco anos, de acordo com revelação de António Leitão Amaro, ministro da Presidência, esta quinta-feira.
Este é o nome que o Governo vai propor ao Parlamento e o nome de Álvaro Santos Pereira terá de ser confirmado pelo hemiciclo, para depois se tornar efetiva esta escolha para novo Governador do BdP.
Chamem-lhe Álvaro. Quem é novo Governador do Banco de Portugal
“Por decisão do Conselho de Ministros e por proposta do ministro das Finanças, o novo Governador do Banco de Portugal será Álvaro Santos Pereira: economista-chefe da OCDE, doutorado e com uma carreira académica internacional, é hoje o principal economista de uma das mais importantes organizações mundiais da economia”, destacou o governante.
Para António Leitão Amaro, o antigo ministro da Economia “é um profundo conhecedor da economia portuguesa e da economia internacional. É conhecedor do sistema financeiro e é uma voz muito reputada internacionalmente. Triunfou internacionalmente como personalidades independentes nas suas áreas”.
Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no Governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP) e é atualmente o economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com