[weglot_switcher]

Amazon investe mais de 30 mil milhões de euros na Índia até 2030

A verba anunciada pela Amazon será mobilizada para a expansão do negócio e terá como foco três pilares estratégicos: digitalização impulsionada pela inteligência artificial, crescimento das exportações e criação de emprego.
amazon
10 Dezembro 2025, 09h49

A Amazon anunciou esta quarta-feira um investimento superior a 35 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) na Índia até 2030. A verba será mobilizada para a expansão do negócio e terá como foco três pilares estratégicos: digitalização impulsionada pela inteligência artificial (IA), crescimento das exportações e criação de emprego.

Na terça-feira, a Microsoft tinha divulgado que iria mobilizar 15 mil milhões de euros no país entre 2026 e 2029 nas áreas da nuvem, inteligência artificial, capacitação de recursos humanos, e nas operações que atualmente possui no país.

Este investimento da Amazon, na Índia, foi anunciado esta quarta-feira, durante a sexta edição da Amazon Smbhav Summit, em Nova Deli. A tecnológica, dirigida por Andy Jassy, sublinha que um Relatório de Impacto Económico da Keystone Strategy revelou que os investimentos cumulativos da empresa, de quase 40 mil milhões de dólares (34 mil milhões de euros) , tornam a tecnológica o maior investidor estrangeiro na Índia, o maior facilitador das exportações de comércio eletrónico e um dos principais criadores de emprego do país.

Esse mesmo relatório referiu também que a empresa já digitalizou mais de 12 milhões de pequenas empresas, viabilizou 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros) em exportações cumulativas de comércio eletrónico, sustentou aproximadamente 2,8 milhões de empregos diretos, indiretos, induzidos e sazonais em diversos setores na Índia em 2024.

“Estas funções abrangem tecnologia, operações, logística e apoio ao cliente, com remuneração competitiva, benefícios de saúde e formação para os colaboradores”, referiu a tecnológica.

“É uma honra para nós termos participado na jornada de transformação digital da Índia nos últimos 15 anos, com o crescimento da Amazon na Índia perfeitamente alinhado com a visão de uma Índia autossuficiente e próspera (Atmanirbhar e Viksit Bharat). Investimos em grande escala no crescimento da infraestrutura física e digital para as pequenas empresas na Índia, criando milhões de empregos e levando o conceito ‘Made in India’ a todo o mundo”, disse o vice-presidente sénior de Mercados Emergentes da Amazon, Amit Agarwal.

A Amazon salienta também que em 2030 pretende apoiar 3,8 milhões de empregos diretos, indiretos, induzidos e sazonais. “Estes empregos serão o resultado da expansão do negócio da Amazon, bem como da sua crescente rede de logística e entrega, que apoia simultaneamente setores paralelos, incluindo embalagens, manufatura e serviços de transporte”, disse a empresa.

“Olhando para o futuro, estamos entusiasmados por continuar a ser um catalisador para o crescimento da Índia, democratizando o acesso à inteligência artificial para milhões de indianos e quadruplicando as exportações cumulativas de comércio eletrónico para 80 mil milhões de dólares (68 mil milhões de euros) até 2030. Em 2030, o negócio da Amazon apoiará 3,8 milhões de empregos diretos, indiretos, induzidos e sazonais”, disse Amit Agarwal.

A Amazon salientou que os 35 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros) adicionais em investimentos previstos até 2030 pretendem também “acelerar ainda mais a transformação digital, reforçar a infraestrutura e apoiar a inovação” em todo o país. “Estes investimentos estão estrategicamente alinhados com as prioridades nacionais da Índia e irão focar-se na expansão das capacidades de inteligência artificial, na melhoria da infraestrutura logística, no apoio ao crescimento das pequenas empresas e na criação de emprego”, sublinhou a empresa.

Empresa quer levar IA a 15 milhões de pequenas empresas

A Amazon referiu que até 2030 pretende levar os benefícios da inteligência artificial ​​a 15 milhões de pequenas empresas, “com os vendedores na Amazon.in a utilizarem já ferramentas com IA, como o Assistente do Vendedor, Vendas de Próxima Geração e outras”.

Até 2030 pretende também “melhorar as experiências de compra para centenas de milhões de compradores através de inovações como o Lens AI para descoberta visual, compras conversacionais com o Rufus e experiências em várias línguas que ultrapassam as barreiras da literacia”.

Nos planos da Amazon, até 2030, está também a “capacitação de quatro milhões de alunos de escolas públicas com educação em inteligência artificial e oportunidades de exploração de carreira através do currículo de inteligência artificial, visitas a empresas tecnológicas, experiências práticas em ambientes de teste de inteligência artificial e programas de formação” para professores.

“Esta iniciativa apoia a Política Nacional de Educação da Índia de 2020, democratizando a educação em inteligência artificial através da expertise tecnológica da Amazon e de parcerias com organizações sem fins lucrativos”, referiu a empresa tecnológica.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.