[weglot_switcher]

Amazon: lucros sobem 31% em 2025 mas não evitam queda das ações

Ações da Amazon caíram 4,4% na quarta-feira e em pré-mercado estão a cair mais 8,1%. Despesas de capital devem atingir cerca de 200 mil milhões de dólares (169 mil milhões de euros) em 2026, algo que deverá estar a determinar esta performance.
amazon
6 Fevereiro 2026, 13h17

A Amazon reportou, na quinta-feira, um lucro líquido de 77,7 mil milhões de dólares (65,9 mil milhões de euros), para o ano de 2025, um aumento de 31%, face aos 59,2 mil milhões de dólares (50,2 mil milhões de euros) do período homólogo. Contudo as ações da empresa de comércio eletrónico caíram 4,4% na quarta-feira e em pré-mercado estão a cair mais 8,1%. Reporte de aumento das despesas de capital para cerca de 200 mil milhões de dólares (169 mil milhões de euros) afugentou o mercado.

As vendas da empresa de comércio eletrónico aumentaram 12% para os 716,9 mil milhões de dólares (608 mil milhões de euros), face aos 638 mil milhões de dólares (541 mil milhões de euros) do ano anterior.

A Amazon referiu que as vendas na América do Norte subiram 10% para os 426,3 mil milhões de dólares (361,5 mil milhões de euros) enquanto que nos mercados internacionais aumentaram 13% para os 161,9 mil milhões de dólares (137,3 mil milhões de euros). Ao nível da AWS (o serviço de cloud da Amazon) as vendas subiram 20% para os 128,7 mil milhões de dólares (109,1 mil milhões de euros).

O lucro operacional, em 2025, passou de 68,6 mil milhões de dólares (58,1 mil milhões de euros) para os 80 mil milhões de dólares (67,8 mil milhões de euros), entre 2024 e 2025, uma subida de 16%.

Lucro subiu 5% no quarto trimestre

No quarto trimestre o lucro líquido aumentou de 20 mil milhões de dólares (16,9 mil milhões de euros) para 21,2 mil milhões de dólares (17,9 mil milhões de euros), o que representa uma subida de 5%.

As vendas, no quarto trimestre, aumentaram 14% para os 213 mil milhões de dólares (180,6 mil milhões de euros) face aos 187,8 mil milhões de dólares (159,2 mil milhões de euros) do trimestre do ano anterior. O mercado norte-americano teve uma subida de 10% para os 127,1 mil milhões de dólares (107,7 mil milhões de euros), os mercados internacionais subiram 17% e a AWS teve um crescimento de 24%.

O lucro operacional passou de 21,2 mil milhões de dólares (17,9 mil milhões de euros) para os 25 mil milhões de euros (21,2 mil milhões de euros), um crescimento de 17%.

“O resultado operacional do quarto trimestre de 2025 inclui três encargos especiais: 1,1 mil milhões de dólares (930 milhões de euros) para a resolução de litígios fiscais relacionados com os nossos negócios de lojas em Itália e o acordo num processo judicial; 730 milhões de dólares (619 milhões de euros) em custos estimados de indemnização por rescisão de contrato; e 610 milhões de dólares (517 milhões de euros) em baixas contabilísticas de ativos, principalmente relacionados com lojas físicas. Sem estes encargos, o lucro operacional teria sido de 27,4 mil milhões de dólares (23,2 mil milhões de euros)”, referiu a Amazon.

“A AWS está a crescer 24% (o nosso crescimento mais rápido em 13 trimestres), a Publicidade 22%, as Lojas estão a crescer rapidamente na América do Norte e a nível internacional, e o nosso negócio de chips está a crescer a taxas de três dígitos ano após ano — este crescimento está a acontecer porque continuamos a inovar a um ritmo acelerado e a identificar e a resolver os problemas dos clientes. Com uma procura tão forte pelas nossas ofertas atuais e oportunidades fundamentais como inteligência artificial (IA), chips, robótica e satélites de órbita baixa, esperamos investir cerca de 200 mil milhões de dólares (169 mil milhões de euros) em despesas de capital na Amazon em 2026 e antecipamos um forte retorno do capital investido a longo prazo”, disse o presidente e CEO da Amazon, Andy Jassy.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.