A empresa de tecnologia norte americana, Amazon, chegou a acordo com a Federal Trade Comission (FTC) dos Estados Unidos para pagar uma multa de 25 milhões de dólares por violar a Lei de Privacidade de Menores, com a coluna inteligente Alexa, segundo o jornal “El Economista”.
A Amazon, empresa de Jeff Bezos, vai pagar a multa pelo dispositivo Alexa alegadamente violar a Lei de Proteção de Menores, ao manter na sua base de dados as gravações de voz de menores.
O comité da FTC afirma que a Amazon não deu a opção aos pais de excluir estes dados, mas a empresa já prometeu eliminar toda a informação referente à geolocalização de menores, os dados da voz de menores e apagar as contas infantis inativas registadas na Alexa.
Apesar de aceitar a multa e de já ter feito promessas para melhorar a proteção das crianças, a Amazon nega ter infringido a referida lei.
Cada vez mais o uso de dispositivos inteligentes em casa é mais recorrente, quer seja para realizar pedidos simples, como ver a meteorologia, agendar um temporizador ou para deixar um lembrete, quer para realizar pedidos mais complexos.
As empresas têm politicas de privacidade e de segurança para que estes dispositivos não se tornem numa ameaça, mas a verdade é que estes podem violar os direitos dos usuários, como aconteceu com a Alexa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com