[weglot_switcher]

Ambiente empresarial na Alemanha melhora substancialmente em junho

O Ifo Business Climate Index passou de 99,2 pontos em maio para 101,8 pontos em junho. As empresas avaliam agora muito melhor o contexto dos seus negócios. O otimismo em relação ao segundo semestre também cresceu. A economia alemã está a “sacudir” a crise do coronavírus.
  • 4 – Alemanha
24 Junho 2021, 17h00

O sentimento entre os gestores alemães melhorou substancialmente em junho. O Ifo Business Climate Index passou de 99,2 pontos em maio para 101,8 pontos em junho. As empresas avaliam agora muito melhor o contexto dos seus negócios. O otimismo em relação ao segundo semestre também cresceu. A economia alemã está a “sacudir” a crise do coronavírus.

Na indústria, o índice atingiu seu valor mais alto desde abril de 2018. As empresas estão notavelmente mais satisfeitas com seu negócio atual. As suas expectativas eram um pouco menos otimistas e os desenvolvimentos foram geralmente muito bons em todas as indústrias, mas especialmente nos fabricantes de máquinas e equipamentos e para a indústria elétrica e eletrónica.

No sector dos serviços, o índice que mede o ambiente de negócios deu um salto mais alto. Os indicadores para a situação atual e para as expectativas aumentaram consideravelmente. O sector de logística e fornecedores de serviços de TI mostraram-se particularmente satisfeitas com o ambiente empresarial. Os prestadores de serviços estão à espera de um forte crescimento nas vendas, mesmo no sector da hotelaria que está em crise.

No comércio, a flexibilização das restrições melhorou muito o ambiente empresarial. Isso deveu-se a uma marcada
melhoria nos negócios atuais. As expectativas também se tornaram mais otimistas. O sentimento aumentou de forma particularmente acentuada no retalho. Nunca o indicador da situação atual teve um aumento tão acentuado.
Na construção, o índice subiu ligeiramente. As avaliações da situação atual permaneceram quase inalteradas.
As expectativas melhoraram, mas permaneceram pessimistas. A escassez de materiais continua a representar grandes problemas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.