[weglot_switcher]

Ameaças de malware aumentam mais de 40% em 2018

O número e a variedade dos novos ficheiros maliciosos revelaram-se um forte indicador dos interesses dos hackers envolvidos na criação e distribuição de malware.
16 Dezembro 2018, 18h00

Em 2018, as ameaças de ransomware e de backdoor detetadas representaram entre 3,5% e 3,7% de todos os ficheiros maliciosos capturados nos primeiros dez meses do ano. Estes resultados registam um aumento de 43% na categoria de ransomware e 44% na de backdoors, em comparação com o período anterior.

A Kaspersky Lab refere que o número e a variedade destes novos ficheiros maliciosos, que foram detectados diariamente, revelaram-se um forte indicador dos interesses dos hackers envolvidos na criação e distribuição de malware. Para maior protecção, a empresa recomenda a estar sempre atento e não abrir ficheiros suspeitos ou anexos recebidos de fontes desconhecidas, não clicar em anúncios online que pareçam suspeitos, criar palavras-passe fortes e alterá-las regularmente, e utilizar uma solução de segurança forte e apropriada ao tipo de sistema e dispositivo.

“O interesse demonstrado em ransomware e o seu desenvolvimento contínuo é apenas um sinal para se ficar em alerta permanente – não só em relação às ciberameaças mais conhecidas mas também em relação às novas, que ainda são desconhecidas. É por este motivo que continuamos a melhorar diariamente os nossos sistemas de detecção e protecção, garantindo a segurança dos nossos clientes”, afirmou Vyacheslav Zakorzhevsky, chefe de Investigação em Anti-Malware da Kaspersky Lab.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.