[weglot_switcher]

Ameca, o novo robô humanóide hiper-realista da Engineered Arts

O Ameca é um robô humanóide, criado pela Engineered Arts. O objetivo é que possa ser programado por outras empresas para testar software de reconhecimento facial e  de voz e também sistemas de visão computacional.
10 Novembro 2022, 18h50

Muitas vezes, a ficção científica antecipa aquilo que será o futuro. Os robôs da Engineered Arts fazem-nos sentir como se estivéssemos próximos da realidade do filme de ficção científica “I, Robot”, passado em 2035 e no qual os robôs humanóides interagem diariamente com os humanos. 

Esta empresa britânica de robótica desenvolveu um robô humanóide, batizado de Ameca, que é capaz de replicar de forma muito realista as nossas expressões faciais e movimentos corporais. 

Apesar de ser apontado como um dos robôs com forma humana mais avançados do mundo, ainda não consegue caminhar, mas isso estará para breve. 

O grande objetivo da Engineered Arts é que o Ameca seja uma plataforma para o desenvolvimento da inteligência artificial. Ou seja, permitir a outras empresas programar o robô e testar, por exemplo, software de reconhecimento facial e de voz e também sistemas de visão computacional. 

O Ameca deverá ser comercializado por 100 mil libras, podendo também, em alternativa, ser alugado. 

Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.