[weglot_switcher]

Ana Fernandes é a nova responsável pela área industrial da Sonae Arauco

A Sonae Arauco afirma-se como uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira.
21 Setembro 2020, 19h26

A Sonae Arauco, que se assume como uma das maiores empresas mundiais de soluções de madeira, nomeou como Chief Industrial and Technology Officer (CITO) Ana Fernandes, que desempenhava a função de Operations General Manager na Amazon França.

“Ana Fernandes, agora administradora executiva da empresa, tem 43 anos e uma experiência internacional de grande relevância, nomeadamente no Brasil e em França, e uma carreira de sucesso com grande foco no setor das operações”, revela um comunicado da empresa do Grupo Sonae.

Para Edite Barbosa, Chief Corporate and Development Officer da Sonae Arauco, “a chegada da Ana Fernandes é para nós motivo de orgulho e de entusiasmo”.

“Estamos certos de que dará um importante contributo na implementação de uma cultura de melhoria contínua, sempre norteada pela excelência operacional, algo que faz parte da sua atitude pessoal e profissional, contribuindo para que a Sonae Arauco se afirme como empresa de eleição para clientes, colaboradores e fornecedores, e todas as entidades com as quais se relaciona.”

Ana Fernandes é formada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo também uma dupla licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon.

“Em 2000, iniciou o seu percurso profissional na L’Oreal, em França, como engenheira na área da Logística Operacional. De 2002 a 2014, integrou o grupo PSA (então PSA Peugeot Citroën), onde teve um longo e bem-sucedido percurso. Começou por desempenhar funções como Material and Production Planning Manager em Portugal; foi depois, em França, Lean Production and IT Manager e Assessora do Diretor Geral de Operações do Grupo. Entre 2008 e 2011, foi Diretora de Produção do Centro de Produção Automóvel em Portugal e, até 2014, Diretora Geral do Centro de Produção Automóvel no Brasil”, adianta o referido comunicado, acrescentando que Ana Fernandes integrou depois a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, primeiro como vice-presidente da área de negócio de Aeroestruturas e, posteriormente, como vice-presidente e Chief Operating Officer (COO).

A Sonae Arauco afirma-se como uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira.

“O compromisso da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável abrange a valorização da madeira com certificação florestal, um modelo de bioeconomia circular e a integração contínua de madeira reciclada no processo industrial”, avança o comunicado em questão.

De acordo com esta nota, “o portefólio da Sonae Arauco contempla uma vasta gama de produtos que cobrem as diversas necessidades dos setores do mobiliário, design de interiores e construção, da mais ‘standard’ à mais exigente do ponto de vista técnico, assim como uma gama alargada de produtos decorativos, comercializados sob a marca ‘Innovus'”.

“A empresa nasceu de uma ‘joint-venture’ entre dois importantes ‘players’ mundiais do setor da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais longe e uma visão de longo-prazo do negócio. Atualmente, a empresa conta com cerca de três mil funcionários em nove países – Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos – 23 unidades industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em cerca de 80 países”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.