[weglot_switcher]

Ana Gomes ameaça levar Isabel dos Santos a tribunal

A empresária acusou a antiga eurodeputada de beneficiar de ligação a George Soros e a Rafael Marques, mas Ana Gomes rejeita qualquer envolvimento e ameaça com tribunal. Novo episódio de tensão entre Ana Gomes e Isabel dos Santos uma semana depois do tribunal ter dado razão à ex-eurodeputada no processo movido por Isabel dos Santos.
  • Cristina Bernardo
20 Janeiro 2020, 10h07

Ana Gomes ameaça levar Isabel dos Santos a tribunal pela acusação feita pela empresária angolana numa publicação nas redes sociais.

No domingo, quando começaram a ser divulgadas as notícias sobre os negócios e as operações da empresária angolana por um consórcio internacional de jornalistas, incluindo o Expresso e a SIC em Portugal, Isabel dos Santos foi para as redes sociais reagir.

“George Soros é acionista da Unitel via PTV e deu dinheiro a Rafael Marques, que “partilhou” o gozo do dinheiro com Ana Gomes”, escreveu Isabel dos Santos no Twitter.

George Soros é um milionário norte-americano conhecido por apoiar financeiramente várias causas em todo o mundo através da fundação Open Society, como a assistência aos migrantes que atravessam o Mediterrâneo rumo à Europa. Rafael Marques é um jornalista angolano, conhecido por denunciar casos de corrupção em Angola.

A empresária escreveu esta publicação precisamente quando Ana Gomes comentava na SIC Notícias as revelações sobre os negócios de Isabel dos Santos. Questionada sobre esta acusação, a antiga eurodeputada ameaçou-a com a justiça.

“Acusação falsa, completamente destituída de fundamento. Se a sra. Isabel dos Santos não estiver presa entretanto, eu terei muito gosto em acionar um processo contra ela pelo que ali diz”, afirmou Ana Gomes na SIC Notícias no domingo à noite.

“Não desço ao nível rasteiro deste tweet da sra. engenheira. Nunca, jamais foi financiada por quem seja, designadamente por George Soros. Tenho admiração pelas organizações de George Soros, designadamente a Open Society, com quem lidei muitas vezes em Bruxelas”, afirmou Ana Gomes.

A antiga eurodeputada disse desconhecer se o milionário norte-americano apoia o jornalista angolano, mas disse que, se for verdade, faz sentido.

“Não sei se tem algum fundamento, ter patrocinado o trabalho de Rafael Marques, mas acharia muito bem porque jornalistas de qualidade, de investigação, defensor de direitos humanos, que trabalharam nas condições terríveis que Rafael marques trabalhou durante o regime do pai da sra. Isabel dos Santos, merecem ser apoiados por filantropos que apoiam a democracia e os direitos humanos”, disse.

 


Prossegue assim a tensão entre Isabel dos Santos e Ana Gomes, uma crítica pública dos negócios das empresária. Na passada semana, um tribunal português deu razão à antiga eurodeputada no processo movido por Isabel dos Santos, devido às publicações de Ana Gomes nas redes sociais em que acusou a empresária de se endividar muito “porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava que se farta”.

A empresária exigia que Ana Gomes pagasse cinco mil euros por cada dia em que a publicações continuasse online, mas o tribunal considerou que deve prevalecer o “direito à liberdade de expressão e informação” da ex-eurodeputada sobre os direitos de reputação e bom nome de Isabel dos Santos. “Fez-se justiça. Prova que a Justiça portuguesa se quiser funcionar bem, funciona”, disse Ana Gomes ao Jornal Económico.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/leia-aqui-os-documentos-do-luanda-leaks-537188

https://jornaleconomico.pt/noticias/fez-se-justica-diz-ana-gomes-sobre-decisao-de-tribunal-que-deu-lhe-razao-em-processo-movido-por-isabel-dos-santos-536659

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.