Em eleição realizada hoje, Ana Gomes foi eleita a Vice-Presidente da nova comissão parlamentar TAX3 sobre crimes financeiros, elisão e evasão fiscal. Criada pelo Parlamento Europeu em 1 de março, a comissão dará continuação ao trabalho das comissões TAXE e PANA, estabelecidas após as revelações dos LuxLeaks e dos Panamá Papers, e terá em conta as revelações dos Paradise Papers, em novembro passado.
Ana Gomes, que também foi Vice-Presidente da Comissão PANA, acredita que “é preciso continuar a pressão política, sobretudo junto dos Estados Membros, para garantir uma tributação efetiva adequada das grandes multinacionais, incluindo da economia digital, tal como proposto pela Comissão Europeia, e já avaliado pelo Parlamento Europeu como um passo necessário para uma sociedade e economia mais justas”.
Além da avaliação dos progressos realizados pelos Estados-Membros para combater as práticas que permitem elisão ou evasões fiscais e o branqueamento de capitais, no mandato da comissão consta também a avaliação de programas nacionais de residência e cidadania através de investimento.
A comissão especial deverá apresentar o relatório final dentro de um ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com